AkzoNobel define meta pioneira de redução de carbono

3 azkoA AkzoNobel tornou-se a primeira empresa de tintas e revestimentos a dar seguimento ao seu compromisso de estabelecer metas de sustentabilidade baseadas na ciência, anunciando metas de redução de carbono para toda a cadeia de valor.
A empresa alinhou as suas próprias ambições de sustentabilidade com o acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global e garantir que o aumento da temperatura global não exceda 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.
O objectivo da AkzoNobel é reduzir as emissões de carbono para toda a cadeia de valor em 42% até 2030 (base 2020). Isto aplicar-se-á às operações próprias da empresa, bem como aos seus parceiros, como clientes e fornecedores. Presentemente a ser validado oficialmente pela Science Based Targets initiative (SBTi), a meta irá aguçar e acelerar a visão da empresa para a sua própria abordagem ao negócio sustentável People. Planet. Paint., que foi lançada em 2019.
 
"Definir uma meta como esta é realmente importante", diz o CEO da AkzoNobel, Thierry Vanlancker. "É um sinal claro de que estamos a preparar-nos para mobilizar as nossas equipas a nível global e tomar medidas mais fortes para combater as alterações climáticas. Temos de agir rapidamente e concentrarmo-nos na colaboração e na inovação. Quando se trata de empurrar, há aqueles que contribuem para um futuro de carbono zero e aqueles que não contribuem. Estamos determinados a fazer tudo o que pudermos e dar o exemplo por sermos os primeiros líderes da nossa indústria."
 
A AkzoNobel já deu grandes passos em frente com a sua abordagem People. Planet. Paint. e está a forjar à frente da meta em duas ambições ambientais fundamentais – reduzir para metade as suas próprias emissões de carbono e ter 100% de electricidade renovável nas operações da empresa até 2030. Para destacar este forte progresso, foi recentemente anunciado que a AkzoNobel operaria apenas com electricidade renovável na Europa até 2022.
 
"Para atingirmos o nosso objectivo de redução de carbono, temos de olhar mais longe do que as nossas próprias operações", continua Vanlancker. "Por isso, vamos incentivar todos os nossos parceiros da cadeia de valor a transitar para alternativas de carbono mais baixas/zero. Também encorajo os nossos pares a comprometerem-se com o SBTi, a anunciarem as suass próprias metas e a juntarem-se a nós para dar o exemplo certo na nossa indústria." A firme convicção da AkzoNobel de que a colaboração é fundamental para a tomada de medidas climáticas generalizadas é ainda evidenciada pelo seu CEO, Thierry Vanlancker, ser membro da European CEO Alliance – uma parceria inter-indústria destinada a ajudar a combater as alterações climáticas, a reforçar a resiliência económica e a contribuir para o sucesso EU Green Deal.