Começaram as obras de Desassoreamento do Portinho de Vila Praia de Âncora

21 Jan, 2013 | Economia do Mar

O portinho foi construído em 2003, mas desde o início que não satisfez os pescadores, os quais são os que melhor do que ninguém conhecem as correntes, a força do mar e a deslocação das areias nos fundos. Eles são os primeiros a saber qual a forma de resolver os problemas que o mar pôe. O maior erro dos decisores políticos, é que a grande maioria destas obras e a orientação dos molhes são projetados e construídos sem consultar os pescadores. Veja-se o que aconteceu em Sines, tem acontecido em Sagres e está a acontecer igualmente em Vilas Praia de Âncora.
Assim, este portinho, desde que foi construído, é a quarta vez que está a ser desassoreado. Devido ao frequente assoreamento da barra e do interior do porto, os pescadores veem-se constantemente impedidos de sairem para a faina.
Vasco Presa, presidente da associação dos pescadores profissionais e desportivos de Vila Praia de Âncoraa afirma “havia um porto antigo, construído em mil e oitocentos e tal, que estava melhor concebido”. Recordando as questões levantadas com o portinho, acrescentou “os erros do projeto foram logo apontados de início, mas não nos quiseram ouvir e agora o prejuizo que esta situação tem causado aos pescadores já levou muitos a abandonarem a actividade e os barcos de pesca ao espadarte acabam por ir descarregar à lota de Vigo, agravando ainda mais a economia local”.
O desassoreamento chegou a ser anunciado pelo Governo para maio ou junho de 2011 mas, mais uma vez nada se fez e só agora as obras arrancaram.
A conclusão dos trabalhos vai depender das condições do mar mas, segundo os responsáveis pela obra, o desassoreamento deve ficar concluído antes da primavera.

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept