Eurosurf 2013 arranca nos Açores

16 Set, 2013 | Surf

Depois do colorido desfile pelas ruas de Ribeira Grande, acompanhadas por duas bandas locais (uma de metais e outra de percussão), as 14 selecções participaram na cerimónia de abertura, depositando as areias dos seus respectivos países numa taça comum, sob os fortes aplausos da população.

Ricardo Silva, presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, e Filipe Mora Porteiro, director regional dos Assuntos do Mar, deram as boas vindas a todos os surfistas e Xavier Delanne declarou a competição oficialmente aberta, agradecendo a hospitalidade dos Açores e o facto de terem recebido este evento pela primeira vez.

No primeiro dia, com ondas de 0.5m a 1m, em dois palanques a funcionar simultaneamente, realizou-se toda a primeira fase do evento principal nas categorias de Surf Open (a que mais atletas comporta e que mais pontos atribui às equipas), Surf Senior (homens acima dos 28 anos), Surf Senhoras, Bodyboard Open e Bodyboard Open, além das duas primeiras fases de Longboard, tanto do evento principal como da repescagem.

Em todas as categorias, os surfistas mais cotados dominaram a competição, avançando claramente sobre os seus adversários, não se assistindo a grandes surpresas ao longo do dia. Destaque para os surfistas das equipas portuguesa, francesa e espanhola, que tradicionalmente disputam o título entre si e que hoje mostraram porquê – as melhores ondas e pontuações totais vieram precisamente deles.

Entre a selecção de Portugal que, além de ser o país anfitrião, é também o país detentor do título europeu, o espírito é muito positivo. “Este primeiro dia correu muito bem,” afirmou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf. “Mantivemos todos os atletas no quadro principal da prova e a equipa andou sempre muito bem disposta, toda junta, a puxar uns pelos outros, o que fez a diferença. Gostava de destacar a performance do Marlon Lipke, que foi uma aquisição de última hora para a nossa selecção, por questões burocráticas e que, logo no primeiro heat da prova, com uma pontuação acima dos 15 pontos, mostrou ser uma grande mais-valia para o desejo que temos, de renovar o título europeu,” acrescentou.

 

FOTOS: Luís Firmo/ Surf Portugal e Tiago Segurado/ Surf Total

 

{gallery}galerias/azores{/gallery}

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept