Associação de Turismo de Portimão
Tem por objecto o desenvolvimento turístico sustentado do Município de Portimão através da cooperação entre o Município de Portimão, Entidades Públicas nacionais e regionais de promoção turística e pessoas singulares ou colectivas que desenvolvam, directa ou indirectamente, actividades no sector do turismo em Portimão. A cidade de Portimão reforçou, nas últimas décadas, a sua posição de capital sub-regional graças à expansão, entre outros factores, da indústria turística e, neste domínio, urge manter e reforçar este estatuto, impulsionando projectos que valorizem e diversifiquem Portimão enquanto destino turístico por excelência ao longo de todo o ano.
Marina de Portimão (www.marinadeportimao.com.pt)
Situada na barra mais segura do país, no amplo estuário do Rio Arade, a Marina de Portimão, estende-se por uma área de cerca de 25 ha, enquadrada pelos fortes de Santa Catarina e S. João e por magníficas instalações de apoio. Tem águas profundas que permitem entrar e sair da mesma, em qualquer maré, ampla entrada e espaçosas áreas de manobra, abrigadas dos ventos predominantes. Pelas suas condições naturais e serviço, atrai várias equipas de vela internacionais para estágios e treinos desportivos.
Com 620 postos de amarração disponíveis para alugueres de curta e longa estadia, a Marina de Portimão comporta embarcações até 50m.
O Núcleo de Estaleiros da Marina de Portimão ocupa um total de 30.000m2. Dispõe de um pórtico rolante “travel lift”, com capacidade para içar embarcações até 50 tns, e 6m de largura, bem como do uso de travelift para 300 tons e 9 mts de largura.
Os serviços disponíveis incluem lavagem de fundo, esgoto de águas, aluguer de cacifos e pintura, para além de uma vasta gama de serviços de reparação efetuada por cerca de 15 operadores /parceiros a laborar no local e operadores externos licenciados para operar na Marina e Estaleiro
A Presença da Marina de Portimão na boot de Dusseldorf (21 a 29 de janeiro), insere-se numa estratégia de crescimento da empresa que visa alargar horizontes e trazer mais turistas ao concelho através do turismo náutico, o que significa também um esforço ao combate à sazonalidade uma vez que muitos dos que nos visitam e permanecem o fazem na época baixa.
SUBNAUTA/ OCEAN REVIVAL (www.subnauta.pt, www.oceanrevival.org/pt)
Um grupo de mergulhadores com vários anos de experiência acumulada em mergulho recreativo e técnico, náutica de recreio e gestão. Estamos empenhados e decididos a que seja um êxito demonstrando que é possível fazer mergulho de qualidade, com segurança, protegendo o património, fauna e flora do país potenciando o turismo da região. Escolhemos o Algarve, em especial o Barlavento, para realizar a nossa actividade pelas excelentes condições de mergulho, qualidade das infra-estruturas e dinamismo do concelho na promoção do turismo da região.
O Projecto Ocean Revival nasce com o objectivo de promover o turismo subaquático na região criando para os mergulhadores um destino excepcional. Pela primeira vez, foram afundados num mesmo local um conjunto de navios ligados por uma história comum.
São quatro navios de guerra que formam um grande recife artificial único no mundo, composto por uma frota representativa de toda uma Armada, com as condições ideais para a proliferação da vida marinha.