Lagos, situada a 10 km do Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste da Europa, sediou dois eventos do GC32 Racing Tour quando o mundo emergiu da pandemia em 2021 e repetiu isso em 2022. Este ano, novamente será palco da GC32 Lagos Cup, que será o único evento para os catamarãs voadores nesta temporada.
Com exceção de uma pausa durante a pandemia, o GC32 Racing Tour tem visitado o porto na costa algarvia de Portugal todos os anos desde 2018, quando obteve apoio da cidade e da região e contou com o suporte do entusiasmado Lagos Yacht Club e seus voluntários, jovens e idosos. O local também é perfeito para os catamarãs voadores GC32, pois oferece potencial para brisa moderada a forte vinda do Atlântico, ao mesmo tempo em que é protegido pela terra. Isso significa que, com ventos predominantes do noroeste, pode oferecer brisa intensa e águas calmas – o cenário ideal para a corrida de catamarãs foiling em alta velocidade.
Nesta semana, a competição contará com uma disputa entre duas equipas lideradas por proprietários e uma batalha de alto nível entre uma equipa totalmente profissional do SailGP e os atuais campeões mundiais do GC32.
Vindo da Suíça, Christian Zuerrer chega a este evento após conquistar o Campeonato Mundial do GC32 em 2022 nestas águas com a sua equipa Black Star Sailing Team. Embora Zuerrer seja o proprietário privado da sua equipa, ele é único ao assumir a posição de trimmer principal em vez de timoneiro. Ele dominou essa posição com maestria. Para Lagos, ele recrutou o renomado velejador francês Franck Cammas para ser seu timoneiro. Além das provas dadas na vela, vencedor da Volvo Ocean Race e da Route du Rhum, Cammas venceu confortavelmente o GC32 Racing Tour em 2016 e 2018 com o Norauto.
“Passamos uma semana juntos com Franck em Maio para um treino e estamos aqui desde domingo”, diz Zuerrer. “Está tudo a ir bem. Ele é diferente [do ex-timoneiro Chris Steele], mas de uma maneira boa. O treino é mais exigente, mas é bom nos ajudar a melhorar as nossas manobras.”
O veterano da America’s Cup, Pier Luigi de Felice, será o trimmer, com Will Alloway na proa e o novo recruta da Emirates Team New Zealand, Guy Endean, na posição de “floater”.
“Estivemos em condições de 5 a 25 nós, então cobrimos tudo”, continua Zuerrer. “No domingo, atingimos 38,7 nós, com uma média de cerca de 34-36 nós com cerca de 24-25 nós de vento.” Os GC32s são conhecidos por superar 40 nós, mas isso geralmente acontece num lago.
A principal concorrência da Black Star é a equipa Team Rockwool Racing, a equipa do SailGP liderada por Nicolai Sehested. Os dinamarqueses passaram menos tempo no GC32, mas chegam em boa forma após o Rolex United States Sail Grand Prix do último fim-de-semana em Chicago, onde conquistaram um respeitável quarto lugar. Ao contrário da equipa Black Star Sailing, eles competirão com a mesma formação que tiveram em 2022, que os levou ao segundo lugar, logo atrás da Alinghi-Red Bull Racing no evento de abertura em Lagos, realizado há quase um ano.
“A nossa abordagem tem funcionado”, afirma Sehested. “Estamos a chegar ao ponto em que temos boas performances em todas as corridas que fazemos.” Ele não competiu com seu GC32 desde o ano passado, e continua “Gostamos de Lagos – é quente, é divertido e esperamos que haja uma boa brisa marítima – gostamos das condições ventosas…”
Sehested está ansioso para competir com a equipa Black Star Sailing. “Com certeza, adoraríamos ter 10 equipas aqui, mas pelo menos podemos nos comparar com os campeões mundiais, e com Franck Cammas eles nos pressionarão bastante.”
A disputa dos proprietários no GC32 nesta semana será entre Simon Delzoppo, presidente da Associação de Classe GC32, da Austrália, e a equipa “novata” polaca HRM Racing Team, que se juntou ao GC32 Racing Tour em 2022. Os polacos são liderados por Piotr Harasimowicz, CEO e fundador da empresa de outsourcing de TI Vector Synergy. Um velejador experiente, Harasimowicz tem objetivos semelhantes para a sua campanha aos da Swiss Foiling Academy em 2021 – seleccionar, treinar e introduzir jovens velejadores polacos selecionados para a competição de alta performance na vela. Para ajudá-los nesta empreitada, eles contam com dois ases franceses: Jean-Baptiste Ducamin, campeão francês de Laser e Benjamin Amiot, ex-campeão de catamarã F18 e membro da equipa GC32 da Team Engie.
Enquanto isso, Simon Delzoppo está de volta à Europa com a sua equipa .film AUS Racing, vindo da Austrália. Com excepção do trimmer Rhys Mara e James Wierzbowski, a sua equipa é nova para ele, mas todos têm experiência em corridas de GC32. Incluem Bruno Mourniac e Thomas le Breton, que passaram várias temporadas competindo a bordo do Zoulou. “Todos têm muita experiência. Zoulou era muito semelhante na forma como operavam o barco a bordo. Deveríamos adaptar-nos rapidamente”, disse Delzoppo. “Estou ansioso por um pouco de vela relaxante!”
Usando o seu chapéu de presidente, Delzoppo acrescentou: “Estamos muito satisfeitos por o GC32 Racing Tour estar de volta a Lagos. Todas as equipas aqui são boas, e, olhando a previsão do tempo, podemos esperar uma prova rápida e emocionante.”
Amanhã (quarta-feira) é o dia de treinos, com as regatas oficiais, sob a direcção do PRO Stuart Childerley e com o apoio do Lagos Yacht Club, acontecendo de quinta-feira a domingo, com até cinco regatas por dia.
A GC32 Lagos Cup conta com o apoio de parceiros locais, como a Câmara Municipal de Lagos, a Sopromar, a Marina de Lagos, o Clube Vela de Lagos, a Engel & Völkers, o Sonel Hotel, a Multirental, a Oyster Select, a Luzalbashop, a AwiWorld e a Galp.
As expectativas são altas para a GC32 Lagos Cup desta semana, com condições favoráveis previstas para as emocionantes regatas dos catamarãs voadores. Os concorrentes internacionais estão prontos para enfrentar a brisa marítima de Lagos e mostrar as suas habilidades a velocidades impressionantes. Lagos mais uma vez, consolida-se como um destino privilegiado para os entusiastas da vela e oferece um cenário perfeito para a adrenalina e a competitividade do GC32 Racing Tour.