A jovem norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 18 anos, escreveu o seu nome na história do surf ao tornar-se a campeã mundial feminina mais jovem de sempre. Simmers triunfou nas Finais da World Surf League (WSL), que decorreram na sexta-feira em Lower Trestles, Califórnia, após derrotar Caroline Marks numa final emocionante.
Aqui estão os principais destaques:
- Simmers garantiu a sua participação nas Finais da WSL ao vencer três provas ao longo da temporada: o Lexus Pipe Pro, o Rip Curl Pro Bells Beach e o VIVO Rio Pro. Estas vitórias asseguraram-lhe o topo do ranking do Campeonato Mundial de Surf 2024.
- Na disputa pelo título, Simmers encontrou Caroline Marks na final, depois de a campeã em título superar a brasileira Tatiana Weston-Webb numa meia-final muito disputada.
- Weston-Webb já havia derrotado Molly Picklum, da Austrália, na primeira ronda, e depois ultrapassado a costa-riquenha Brisa Hennessy. No entanto, a brasileira não conseguiu superar Marks, perdendo por uma margem estreita de 17.43 contra 16.87.
- Na final, Marks começou forte e liderou após o primeiro heat. Contudo, Simmers respondeu com estilo no segundo heat, conseguindo duas pontuações de nove pontos, para grande alegria dos fãs presentes na praia.
- No heat decisivo, ambas as atletas tiveram dificuldade em encontrar boas ondas, mas Simmers aproveitou a oportunidade quando mais precisava, alcançando 15.16 pontos, enquanto Marks só conseguiu uma pontuação de 7.17.
- Aos 18 anos, 10 meses e 12 dias, Caitlin Simmers superou a recordista anterior, Carissa Moore, para se tornar a campeã mundial de surf mais jovem da história.
- “Entrei um pouco em colapso depois do primeiro heat, mas consegui recompor-me. Já há algum tempo que não conseguia pontuar um nove, por isso, foi ótimo conseguir dois no segundo heat. Isso devolveu-me alguma confiança”, afirmou Simmers. Acrescentou ainda: “Queria surfar ao meu estilo, e se fosse para ganhar, seria com o surf que gosto de fazer. Tive a sorte de me manter focada e escolher as melhores ondas. Foi um dia incrível e surreal concretizar o sonho de ganhar um título mundial”.
No lado masculino, o havaiano John John Florence conquistou o seu terceiro título mundial ao vencer o brasileiro Italo Ferreira na final. Ferreira, o quinto cabeça de série, eliminou Ethan Ewing, Jack Robinson e Griffin Colapinto, mas não conseguiu travar Florence, que venceu os dois primeiros heats e garantiu o título.