A Cruise Division do MSC Group e a Gasum estabelecem parceria que aponta a zero emissões de gases de efeito de estufa até 2050

23 Jun, 2023 | Economia do Mar

Como parte da estratégia para alcançar zero emissões de gases de efeito estufa até 2050, a MSC Cruzeiros assinou um contrato de longo prazo com a Gasum para o fornecimento de LNG ao MSC Euribia, o novo navio emblemático da companhia. Além disso, as empresas assinaram uma carta de intenções para cooperar no fornecimento de e-LNG sintético feito com energia renovável.
A parceria entre a MSC Cruzeiros, a terceira maior operadora de cruzeiros do mundo, e a Gasum, empresa nórdica de energia, tem como objectivo garantir o acesso da MSC Cruzeiros ao e-LNG sintético produzido com energia renovável. O e-LNG é produzido através de hidrogénio criado por hidrólise com energia renovável e CO2 capturado. A Gasum e a MSC Cruzeiros estão a trabalhar em conjunto para reduzir as emissões nas operações de cruzeiros da MSC Cruzeiros, planeando volumes consideráveis de vários milhares de toneladas de e-LNG a partir de 2026.
Além do fornecimento de e-LNG, as empresas também estabeleceram um acordo de longo prazo para o fornecimento de LNG ao MSC Euribia. O uso de LNG reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa, quase eliminando as emissões de dióxido de enxofre e partículas. Além disso, a tecnologia LNG permite que a MSC Cruzeiros mude para biogás liquefeito totalmente renovável (bio-LNG) ou e-LNG sintético para atingir reduções de emissões de gases de efeito estufa até 100%.
Recentemente, o MSC Euribia realizou a primeira viagem histórica de cruzeiro com zero emissões de gases de efeito estufa, utilizando bio-LNG adquirido pela Gasum. A MSC Cruzeiros comprou mais de 400 toneladas de bio-LNG da Gasum para essa viagem pioneira. A companhia é a primeira operadora de cruzeiros a comprar bio-LNG como fonte de combustível, demonstrando seu compromisso com combustíveis renováveis e medidas de transição energética.
Linden Copell, Vice-Presidente de Sustentabilidade & ESG da MSC Cruzeiros, destacou a importância da parceria com a Gasum na busca das zero emissões de gases de efeito estufa. A parceria permitirá obter combustíveis novos e mais limpos, tornando o cruzeiro com zero emissões uma realidade. Mika Wiljanen, CEO da Gasum, afirmou que a parceria com a Gasum é histórica para a indústria naval, pois demonstra que o e-LNG estará disponível para o sector de transporte marítimo num curto espaço de tempo. A parceria entre as empresas é vista como o início de uma cooperação duradoura para melhorar a pegada ambiental das operações marítimas. A MSC Cruzeiros está comprometida em adquirir mais desses novos combustíveis e a Gasum está orgulhosa em apoiar a transição energética da companhia.

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept