Porto de Lisboa com nova escala semanal abre mais oportunidades a exportações

22 Ago, 2024 | Economia do Mar

O porto de Lisboa passou a receber, desde o dia 20 de agosto, uma nova escala semanal do serviço NET2, de tráfego Intraeuropeu e Mediterrâneo, operado em Portugal pela Diamond Line, a subsidiária da COSCO Shipping Lines.

A inclusão de Lisboa na nova rota proporciona mais oportunidades para as exportações portuguesas e fortalece as relações comerciais com mercados chave, nomeadamente no Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Israel, Turquia e Egipto, o que é mais um passo na consolidação do Porto de Lisboa como ponto nevrálgico no comércio internacional, capaz de atrair novas rotas de armadores internacionais.

A rotação semanal do serviço NET2, que se destaca pela sua abrangência geográfica, inclui os portos de Haifa, Mersin, Iskenderun, Alexandria, Salerno, Casablanca, Lisboa, Felixstowe, Hamburgo, Roterdão, Antuérpia e Pireus. Por outro lado, também abre possibilidade à transferência de carga, em Lisboa, entre o NET2 do Mediterrâneo e o LUX/ ESE2/EEX, o serviço da América do Sul, iniciado em 2023 e operado pelo joint venture entre a ONE, a COSCO e a OOCL.

Este novo serviço da Diamond Line permite ligar diretamente Lisboa ao Reino Unido e ao Norte da Europa, consolidando assim a posição estratégica do Porto de Lisboa e de Portugal na rota do comércio marítimo internacional. A ligação até Felixstowe, Inglaterra, será feita em três dias, enquanto o tempo para Hamburgo, Alemanha, será de cinco e para Roterdão, Países Baixos, de sete dias.

Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), sublinhou que «a opção do NET2 de incluir Lisboa evidencia a sua crescente importância como hub essencial nas operações de shortsea shipping na Europa, refletindo o compromisso do Porto de Lisboa de continuar a promover e facilitar o comércio marítimo global, disponibilizando infraestruturas de alta qualidade e um serviço de excelência para todos

Recorde-se a propósito que o Terminal de Contentores de Alcântara, recentemente modernizado com um investimento de 140 milhões de euros para melhoria das condições operacionais, recebeu 38 escalas por dois meses consecutivos, este ano, e regista no mês de julho um crescimento de 20% em toneladas movimentadas (181 mil toneladas) e de 22% em TEU (mais de 16 mil teus), comparativamente com o período homólogo de 2023.

 

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