Francisco Ordonhas conquistou, no passado dia 25 de maio, o 3.º posto do Pro Junior Casablanca, em Marrocos, depois de ter conseguido alcançar a final desta que é a etapa inaugural do Pro Junior europeu da World Surf League.
O jovem surfista português, de 18 anos, lutou até ao final pela vitória na prova marroquina, mas os 11,27 pontos registados, acabaram por ser insuficientes perante os 11,44 do francês Paco Alonzo e os 13,10 do também gaulês Noa Dupouy, ficando ainda à frente do terceiro francês da bateria, Nicolas Paulet (8,90).
No dia final em Casablanca, Ordonhas tinha começado por vencer a primeira meia-final, onde o compatriota Tiago Stock terminou na 3.ª posição da bateria, a somente 0,87 pontos de Noa Dupouy, que acabaria por vencer a etapa. Dessa forma, Stock despediu-se do evento com um honroso 5.º lugar.
João Roque Pinho, Francisco Queimado e Martim Fortes conseguiram alcançar o 9.º posto na prova masculina, enquanto o bicampeão nacional júnior Martim Nunes terminou no 13.º posto.
Já na prova feminina, que foi vencida pela basca Annette Gonzalez Etxabarri, Gabriela Dinis e Maria Salgado terminaram na 9.ª posição, com o dia final a não contar com qualquer surfista portuguesa em prova.
O Pro Junior europeu tem, para já, só mais uma etapa calendarizada, que acontecerá de 25 a 28 de setembro na Corunha, em Espanha.
Foto Crédito: Poullenot/ WSL