MSC Euribia, o Navio de Cruzeiro mais eficiente de sempre em termos de emissões energéticas

2 Jun, 2023 | Economia do Mar

O MSC Euribia representa a evolução final da classe Meraviglia e o segundo navio da MSC Cruzeiros a ser movido a LNG, o combustível mais limpo e eficiente disponível actualmente à escala comercial. A bordo, possui uma gama de tecnologia ambiental de vanguarda, incluindo sistemas avançados de tratamento de águas residuais a bordo e gestão de resíduos. O navio também foi concebido a pensar no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações em sustentabilidade, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos assim que estiverem disponíveis em escala.

 

O MSC Euribia é o futuro dos cruzeiros atualmente

O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Cruise Division do MSC Group. O navio oferece uma eficiência ainda maior e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo, para além dos mais recentes requisitos do Índice de Design de Eficiência Energética da IMO. No momento em que está a navegar, o navio emite até 19% menos emissões de gases com efeito estufa por passageiro por dia do que os seus navios-irmãos que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale a 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por passageiro por dia do que os navios construídos há apenas 10 anos.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Cruise Division do MSC Group, afirmou: “Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direcção ao nosso objectivo de zero emissões de gases com efeito estufa. Juntamente com as suas muitas inovações ambientais de vanguarda, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador de eficiência energética que proporcionará uma enorme redução nas emissões de gases com efeito estufa ao longo da sua vida útil.

“Muitas vezes, o foco da descarbonização está apenas nas medidas do lado da oferta e, embora sejam uma parte importante da transição energética, não devemos esquecer o papel essencial que a eficiência energética desempenhará na redução da procura de energia actualmente. É por isso que o navio marca com o inicio da sua navegação um marco tao importante em direcção ao nosso objectivo de atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050”.

Laurent Castaign, Diretor-Geral dos Chantiers de l´Atlantique, afirmou: “Estou muito orgulhoso da relação existente entre a MSC Cruzeiros e os Chantiers de l´Atlantique. Este quinto e último navio da classe Meraviglia representa a conclusão do que já é uma classe muito eficiente e representa ainda a continuação dos nossos projectos comuns ambientalmente inovadores”.

Construído para o futuro – tecnologia e design ambiental de última geração

O MSC Euribia foi construído para o futuro. Embora o navio seja movido a LNG, o projecto do navio pode acomodar combustíveis renováveis atuais e adaptações que permitirão que os navios da MSC Cruzeiros utilizem combustíveis renováveis ainda não disponíveis actualmente, como o metanol verde.

Outras tecnologias de vanguarda incluem instalações avançadas de tratamento de águas e resíduos. O MSC Euribia possui as mais recentes e avançadas instalações de tratamento de águas e resíduos para ajudar a salvar os mares em todo o mundo. As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais municipais em todo o mundo. A tecnologia vai ao encontro dos mais rígidos padrões internacionais da IMO- incluindo o chamado Padrão Báltico.

Sr. Vago acrescentou: “É importante para nós que os nossos navios que estão a ser construídos hoje estejam prontos para receber os novos combustíveis sustentáveis que estão no horizonte. Também queremos garantir que possam ser facilmente adaptados às novas tecnologias e novas eficiências que ajudarão a fornecer zero emissões de gases com efeito estufa. Este é um navio verdadeiramente construído com o futuro em mente”.

Viagem rumo às zero emissões de gases de efeito estufa do MSC Euribia

Pela primeira vez na indústria, o MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões de gases com efeito estufa. A nova construção, o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, navegará de Saint-Nazaire, em França, para Copenhaga, na Dinamarca, e alcançará zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) para demonstrar que o nosso cruzeiro com zero emissões é possível aos dias de hoje.

A viagem com zero emissões utilizará o bio-LNG utilizando um sistema de balanço de massa, o método mais económico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com a Directiva de Energia Renovável da EU (RED II) e cada lote individual do total de bio-LNG produzido foi certificado pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC).

A Cruise Division do MSC Group está concentrada no objectivo de alcançar zero emissões de gases com efeito estufa nas suas operações marítimas até 2050. A intensidade das emissões das operações dos seus navios diminuiu 33,5% desde 2008 e iremos atingir uma redução de 40% antes do objectivo da IMO 2030.

A MSC Cruzeiros está a trabalhar com fornecedores de combustível e outros na implementação de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis avançados e biogás actualmente. Olhando para o futuro, o metanol verde contribuirá provavelmente para a nossa descarbonização, assim como os combustíveis electrónicos sintéticos, como hidrogénio verde e o eLNG. O seu foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser utilizadas universalmente.

Temas

Advertisement MSC
Utilizamos cookies estritamente necessários para fornecer as funções básicas do site.
Accept