DB Schenker irá operar um cargueiro autónomo de emissões zero na Noruega

13 Mai, 2022 | Economia do Mar

O novo cargueiro marítimo autónomo e elétrico de curta distância aproveita o conceito NDS AutoBarge 250 da Naval Dynamics, desenvolvido em colaboração com a KONGSBERG e a Massterly. O navio operará entre o porto de Ekornes, Ikornnes, e o porto de Ålesund, que serve os principais portos de carga marítima da Europa. O navio completará a viagem de 43 km (23 NM) em três horas, a uma velocidade de 7,7 nós.
Quanto às suas características, o navio terá 50 metros de comprimento e será capaz de transportar 300 toneladas de peso bruto. Foi concebido desde a quilha para funcionar de forma autónoma e com emissões zero, e funcionará sem tripulação, mas será monitorizado e controlado pelo pessoal do Centro de Operações Remotas (ROC) da Massterly, cuja equipa inclui navegadores e engenheiros navais certificados. A solução planeada de transmissão de dados bidirecional entre a embarcação e o ROC está destinada a mudar as regras de jogo no setor do transporte marítimo.
Knut Eriksmoen, Diretor Geral da DB Schenker na Noruega, afirmou que, “estamos orgulhosos por continuar a intensificar uma relação que já era sólida com o nosso cliente Ekornes. Este projeto único marca mais um passo importante em direção de cadeias de abastecimento mais ecológicas, e também se enquadra perfeitamente na nossa agenda de sustentabilidade no transporte marítimo, onde estamos a assumir uma liderança ambiciosa graças aos nossos parceiros”.
Segundo comunicado, esta parceria trará «inúmeros benefícios», incluindo emissões zero, transportes mais rápidos e mais eficientes, bem como a redução do tráfego nas estradas.

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