Será dentro de 10 dias que a buzina que dará início à luta pelo título nacional masculino e feminino de 2022 irá tocar pela primeira vez. Um regresso a uma praia especial para o surf nacional e que, em 2020, recebeu aquela que foi a primeira etapa da Liga MEO Surf e, simultaneamente, a primeira prova de surf em todo o Mundo a ir para a água já em contexto de pandemia.
Mas o Allianz Figueira Pro também vai marcar o arranque de mais uma edição da Allianz Triple Crown, o já histórico sub-troféu, que em 2022 vai distinguir os melhores surfistas entre as etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Será a oitava edição consecutiva de um troféu que distribui um prémio igualitário e que em 2021 teve como vencedores Vasco Ribeiro e Francisca Veselko.
Com Vasco Ribeiro e Francisca Veselko a partirem na condição de campeões em título, serão eles a vestirem as licras amarelas de líderes do Go Chill ranking na Figueira da Foz. Mas candidatos a lutar pelo estatuto máximo do surf português não vão faltar, onde Ribeiro e Veselko partem na frente, seguidos de perto por uma cada vez mais evoluída nova geração do surf nacional. No caso de Vasco Ribeiro, este será o regresso à competição, depois de uma lesão que tem atrapalhado o arranque de temporada internacional, confirmando a presença na Figueira da Foz.
Vasco Ribeiro, campeão nacional em título
“Vai ser ótimo regressar aos campeonatos e logo na Figueira da Foz, que é um sítio que gosto muito. Espero que estejam ondas incríveis. As expectativas são altas. Tenho andado a treinar muito, por isso penso que vai ser um ano em grande. Temos a nova geração a entrar em força no cenário do surf nacional, o que é um aliciante extra. É bom poder começar com a licra amarela vestida. O objetivo passa por levá-la até ao final da temporada”.
No caso de Francisca Veselko, depois do título obtido na temporada passada e ainda com idade júnior, a liderança será também um teste à sua determinação e responsabilidade do estatuto ocupado.
Francisca Veselko, campeã nacional em título
“Vai ser incrível começar a temporada da Liga MEO Surf na Figueira da Foz, que tem uma das minhas ondas preferidas de todo o calendário. As minhas expectativas são altas. Há sempre ondas incríveis na Figueira da Foz e espero poder mostrar todo o meu potencial. Vai ser a primeira vez que começo o ano com a licra amarela. É algo especial e que é uma grande motivação para mim. O meu objetivo este ano passa por defender o título nacional com a mesma vontade com que o alcancei. O nível está cada vez mais elevado e acredita que vai ser um ano muito disputado entre todas as surfistas.”
Historial de vencedores do Allianz Figueira Pro – Últimos 3 anos:
2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2019 – Gony Zubizarreta e Yolanda Hopkins
Allianz Figueira Pro 2021 em números:
– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins;
– 1274 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 10 pontos (final);
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Vasco Ribeiro, 19 pontos (final)
Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas