Já é conhecido o quadro de competição do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024, que se realiza de 25 a 27 de outubro na Capital da Onda. Em jogo nas ondas de Peniche vai estar a decisão do título nacional masculino, entre Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes, o que faz antever uma etapa emocionante até ao último minuto.
Em paralelo, a Liga MEO Surf vai receber 3 jovens surfistas oriundos de Cabo Ledo, talentos emergentes de Angola, que vão acompanhar todos os dias de competição e desfrutar das ondas de Peniche, partilhar conhecimento e interagir com as estrelas do surf nacional, ver de perto a envolvência técnica para a realização de uma etapa da 1.ª divisão portuguesa e ainda, num formato dedicado, participar num heat especial para dar uma experiência real de competição ao mais alto nível.
Júlio Baleia – Campeão nacional angolano em título (2024), 15 anos
“Fui bem recebido por todos os surfistas portugueses e tem sido uma experiência muito boa. Estou a gostar muito da experiência. Gostava muito de poder conhecer o Joaquim Chaves, o Luís Perloiro, o Francisco Alves ou o Frederico Morais. Em relação à prova, espero encontrar boas ondas e bom nível de surf. Gostava de ver ondas com muito power. Espero que o nosso heat seja bom e, claro, quero vencer”.
Baita Júnior – Vice-campeão nacional angolano em título (2024), 17 anos
“Tenho tido uma boa experiência e interação com a comunidade surfista portuguesa. Espero poder ver muito bom surf no Bom Petisco Peniche Pro, com bons surfistas e que corra tudo pelo melhor na disputa do título nacional. Em relação ao nosso heat especial vou dar o meu máximo e espero que os meus colegas consigam surfar bem.”
Edilson Beto – Talento de referência do surf nacional angolano (2024), 17 anos
“Tem sido uma experiência muito boa por Portugal e estou a gostar muito da zona da Linha. Já surfei também na Ericeira, que foi muito bom. Não estava muito adaptado às ondas porque nunca tinha surfado uma direita. Acabei por torcer o pé. Estou ansioso por ter a oportunidade de ver a Liga MEO Surf e conhecer alguns surfistas, como o Luís Perloiro. Sei que vou adorar. No nosso heat vou tentar dar o meu melhor e espero apanhar altos tubos.”
Naquela que é a grande decisão do Bom Petisco Peniche Pro, o Campeão nacional em 2022, Guilherme Ribeiro, lidera o ranking Go Chill e irá envergar a licra amarela nas ondas de Peniche. Na vice-liderança do ranking e bem perto de nas contas está Tomás Fernandes, que procura o primeiro título da carreira. O surfista que fizer o melhor resultado em Peniche irá levar para casa o título, numa decisão que poderão surgir somente na final.
Do lado feminino, o título já foi conquistado de forma antecipada por Teresa Bonvalot. Contudo, nem esse fator, vai tirar a espetacularidade a uma prova em que a nova geração de talentos do surf feminino vai colocar à prova as surfistas mais experientes nas sempre espetaculares ondas de Peniche. Algo que deixa antever uma grande luta por uma etapa que nos últimos dois anos foi vencida pela júnior Maria Salgado.
Foto: Júlio Baleia, Baita Júnior e Edilson Beto. (Crédito: DR)