barra-vela1.jpg

Yoann Richomme será o skipper da Mirpuri Foundation Racing Team

yoanA Mirpuri Foundation Racing Team anunciou hoje, que o velejador Yoann Richomme será o Skipper do VO65 'Racing for the Planet’, único barco português a participar na edição 2021-22 da The Ocean Race.
De origem francesa, Richomme possui larga experiência em regatas oceânicas tendo mesmo alcançado, recentemente, diversas vitórias em provas internacionais, nomeadamente, a edição 2018 da Route du Rhum e a edição 2019 da La Solitaire du Figaro.
 
O francês, que iniciou a sua carreira em corridas de tripulação enquanto estudava arquitetura naval na Universidade de Southampton, dedicou-se, posteriormente, à cultura das corridas offshore francesas, as mesmas que deram origem a alguns dos grandes nomes da modalidade, como Eric Tabarly, Loïck Peyron, Jérémie Beyou ou ainda Franck Cammas e Charles Caudrelier, vencedores da ultima edição da The Ocean Race.
 
Yoann Richomme, que volta agora às corridas de tripulação em busca do maior prémio que este desporto tem para oferecer- a vitória na The Ocean Race referiu: ‘Estou muito orgulhoso com o convite que me foi feito para incorporar a Mirpuri Foundation Racing Team como Skipper. Ganhar a The Ocean Race é um objetivo pessoal desde há muito tempo e estou totalmente pronto para enfrentar este desafio’.
 
A The Ocean Race é reconhecida internacionalmente como «a corrida mais difícil do mundo e na qual os melhores velejadores do planeta não só lutam pela vitória como testam o trabalho de equipa, habilidade e resistência individual». 
 
Com uma duração de mais de nove meses e um percurso distribuído pelos quatro cantos do mundo, a The Ocean Race tem ainda assumido como uma prioridade, nos últimos anos, as questões de sustentabilidade. Neste caminho, a organização tem contado com o apoio da Fundação Mirpuri, nomeadamente em 2018, onde a fundação se constituiu como parceira principal de sustentabilidade como parte de uma estratégia global contra a poluição dos plásticos nos oceanos.
 
O início da regata terá lugar no outono de 2021 e contempla cerca de 45.000 milhas.