barra-vela1.jpg

RC44 na Cascais Cup 2017

1 rcPela 6ª vez consecutiva, o Clube Naval de Cascais será o anfitrião da penúltima das cinco etapas que compõem o calendário da Classe RC44. Considerado pela classe como o “sailor’s favourite stop”, o Clube Naval de Cascais, está na rota do RC44, como um dos stopovers, com o evento agendado para o período de 28 de setembro a 1 de outubro.
Uma década após o seu lançamento, a frota RC44 apresenta um novo formato do circuito, para a temporada de 2017. Deixou de haver match racing (regatas de confronto direto entre dois barcos), poupando um dia relativamente ao calendário anterior. Assim, o formato para este ano tem 1 dia de treinos, 4 dias de fleet racing (regata de confronto entre todos os barcos). 
A RC44 é uma embarcação de alta competição, desenhada pelo neozelandês Russel Coutts (vencedor de 4 America’s Cup). O conceito “one design” assegura que todos os barcos sejam rigorosamente iguais na sua construção, fiabilidade e performance. 
O RC44 é um barco de alta competição, com os cascos construídos inteiramente em carbono e um plano de velas muito poderoso, tornando-os extremamente rápidos a velejar em todas as condições de vento e mar. O barco foi idealizado por Russel Coutts, velejador que venceu cinco vezes a América’s Cup, e foi desenhado pelo arquiteto naval esloveno Andrej Justin. Trata-se de um modelo ‘One-design’ de grande performance, que assegura a equidade de todos barcos, igualmente velozes. Em termos de design e construção apresenta uma parte da popa retrátil, a quilha-bulbo amovível e um mastro que se divide em três partes, permitindo o transporte em contentores de 40 pés, facilitando a logística.
A frota RC44, com cerca de 133 velejadores e técnicos, estará ancorada em Cascais a partir do dia 25 de setembro, é composta por 9 barcos de alta competição, tripulados por homens de sucesso e grandes empresários no mundo dos negócios, como o Helmet Vladimir Liubomirov, comodoro do famoso Yacht Club de São Petersburgo, arquiteto de sucesso, envolvido em vários projetos de grande envergadura. São equipas multidisciplinares constituídas por velejadores de renome internacional, dos quais se destaca o Tático Vasco Vascotto, do Team Peninsula Petroleum, que conquistou 25 títulos de Campeonatos Mundiais, venceu a Copa dos Almirantes em 1999 e destacou-se na Louis Vuitton Cup 2007 e na America's Cup. 
Outro Tático que estará em Cascais é Francesco Bruni do Team Artemis Racing, igualmente presença habitual nas maiores competições mundiais, como a America’s Cup e Volvo Ocean Race, elite da vela onde só é permitida a entrada aos maiores velejadores do mundo. Outros nomes da elite da vela competem na RC44 CASCAIS CUP 2017 como Cameron Appleton, um dos melhores táticos do mundo, com larga experiência em vários circuitos. 
Aberto ao oceano, apenas pela entrada do rio Tejo que leva a Lisboa, o campo de regatas de Cascais é conhecido pelas excelentes condições climatéricas e o preferido da Classe RC44. O tático italiano Vasco Vascotto declarou que o campo de regatas de Cascais está para a vela, como Kitzbühel está para a prática de esqui e como Monza para a Fórmula1. 
Cascais tem condições únicas para a prática da vela, sobretudo as excelentes condições de vento e mar. De salientar, igualmente, a elevada qualidade ao nível das infraestruturas, quer para a prática da modalidade quer a nível turístico e por último, a excelente organização do Clube Naval de Cascais, que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal, com o patrocínio da Marina de Cascais, dos CTT e Group M, e o apoio da Mitsubishi-Motors, Vista Alegre, Leitão e Irmão Simões e Gaspar e a Sagres. O evento tem a Certificação da Sailors for the Sea, uma Organização não-governamental, que defende a sustentabilidade dos Oceanos e Mares.1 rc1
O RC44 CASCAIS CUP 2017 conta com uma agenda recheada de eventos sociais, entre os quais se destacam a Cerimónia de abertura oficial, no dia 28 de setembro, que este ano terá a presença da DJ portuguesa Sofia Gião, o Jantar Oficial no dia 30 e a Cerimónia de entrega de prémios no dia 1 de outubro O programa oferece também a oportunidade única para os convidados acompanharem a regata dentro de um RC44, junto da equipa, ou, em alternativa, assistir à competição de perto, no catamaran de convidados. 
Os fãs, que não possam deslocar-se ao Clube Naval de Cascais, poderão acompanhar toda a ação nos seguintes canais: