barra-vela1.jpg

Cascais Vela começa dia 25 de agosto

1 casO Clube Naval de Cascais recebe a 17ª edição do Cascais Vela, de 25 a 27 de Agosto. Este ano, o Cascais Vela contará com a participação de cerca de 77 barcos e 300 velejadores num evento que incluirá desafios para 5 Classes: ORC com 20 barcos distribuídos por 3 classes A, B e C. Também a Classe NHC estará representada com 23 barcos, a Classe SB20 
por 20 veleiros e a classe Dragão terá entre 6 a 10 barcos.
Destaque para a Classe Moth, que pela primeira vez integra o Cascais Vela, com 4 barcos. É uma das classes mais rápidas da vela moderna, constituída por embarcações monocasco com um foil (aileron) por baixo do casco, que lhe permite planar acima da superfície da água. Leve, com cerca de 27kg  e com um tripulante apenas, chegam a atingir os 70 km por hora.  
Por aqui irão passar velejadores de topo, como o campeão nacional ORC A, José Carlos Prista com o “Xekmatt”, vencedor da edição de 2016, assim como o 2º classificado da Classe ORC A, António Noronha com o “Funbel”, o 1º classificado da Classe ORC B, Gonçalo Botelho com o “Super Açor”, entre outros nomes consagrados. 
Na Classe NHC, salienta-se a participação do 1º classificado da edição de 2016 do Cascais Vela, o velejador Nuno Alexandre do “Harfang Two”. Na Classe Dragão destaque para participação do 2º classificado do Cascais Vela 2016, Mário Quina.  
O Cascais Vela termina com a habitual cerimónia de entrega dos prémios, no domingo 27 de Agosto.