barra-vela1.jpg

Abertura da Época de Optimist no Norte

norteoptimist hpRealiza-se nos dias 15 e 16 de Outubro a primeira Prova de Apuramento Regional da Classe Optimist. Este evento lança o início da época desta classe para os atletas da zona Norte do país.
Este ano, a prova realiza-se no Clube de Vela Atlântico em Leixões em parceria com a Câmara de Matosinhos, incluída na tradicional “Meeting Cidade de Matosinhos”. Nesta edição, a prova irá contar também com a participação de vários atletas espanhóis, provenientes da Galiza.
«Este evento é de grande importância» porque vai ditar o ritmo da competição nas próximas 4 provas de apuramento. Estas realizar-se-ão entre:
12-13 de Novembro no Clube de Vela da Costa Nova (2ª PAR);
14-15 de Janeiro 2017 no Sport Vela (3ª PAR);
4-5 de Fevereiro no Clube Naval de Leça (4ª PAR);
11-12 de Março no Clube de Vela de Viana do Castelo (5ª PAR)
Estas Provas de Apuramento Regionais servem para apurar os jovens atletas para o Campeonato de Portugal de Juvenis. Desta seguirão para a Prova de Apuramento Nacional na qual lutarão pelo apuramento para os campeonatos europeus e mundiais.
«É de salvaguardar também a importância desta classe para a modalidade, uma vez que a classe Optimist é a mais participada a nível mundial, contando apenas com atletas entre os 10 e os 14 anos que são o futuro deste desporto. Sempre associada a estas regatas, está o espírito de amizade, companheirismo e de preservação ambiental e do meio marinho, algo que os clubes procuram sempre incutir nos seus atletas desde tenra idade», adianta a organização em comunicado.