barra-vela.jpg

 

akzonobel

João Rodrigues Porta-Estandarte nos Jogos do Rio

joaorodrigues hpJoão Rodrigues vai ser o Porta-Estandarte de Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, naquela que será a sétima participação em olimpíadas. A decisão foi comunicada pelo Comité Olímpico de Portugal.
José Manuel Leandro, Presidente da Federação Portuguesa de Vela, está orgulhoso com a escolha: “É com enorme orgulho que assistiremos ao desfile da missão portuguesa num momento que será carregado de simbolismo. Foi à Vela que em 1500 os portugueses chegaram ao Brasil e ninguém melhor que um velejador para levar os sonhos de milhões de portugueses espalhados pelo mundo e elevar bem alto o nome de Portugal”, sublinha: “A decisão do Comité Olímpico de Portugal não é apenas uma homenagem justa a um atleta de exceção mas igualmente um reconhecimento à modalidade que mais títulos internacionais conquistou nos últimos vinte anos para o nosso país e a segunda com maior número de medalhas em Jogos Olímpicos” conclui o responsável máximo federativo. 
Em declarações publicadas no sítio oficial do COP, João Rodrigues afirma: “Foi com enorme alegria que recebi, do Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o convite para ser o Porta-Estandarte da Missão Portuguesa, naquele que é o maior evento desportivo do planeta. Agradeço profundamente a honra que me é concedida, honra esta extensível à modalidade da vela e à Região Autónoma da Madeira, onde nasci e cresci. Mas é também uma responsabilidade. Ao endereçar-me o convite, certamente o Chefe de Missão entendeu que o meu percurso, de alguma forma, faria com que os portugueses se identificassem com esta Equipa. Esse parece-me ser a principal missão do Porta Estandarte, à qual espero poder estar à altura.” 
João Rodrigues tem um currículo invejável, além das sete olimpíadas que o tornam no atleta português com maior número de participações, foi Campeão do Mundo e da Europa, tendo conquistado mais de 50 títulos internacionais ao longo da sua carreira. 
A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro está marcada para o dia 5 de Agosto, no Estádio do Maracanã.

 

Lomac