barra-vela.jpg

Torneio Internacional de Vela em destaque em Vilamoura

vila hpOs portugueses Manuel Ramos e Beatriz Gago estiveram em grande no 42º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, que decorreu em Vilamoura nos dias 6 e 8 de fevereiro.
Com 27 pontos, o velejador, de 13 anos, conquistou o 3.º lugar do pódio, enquanto a velejadora portimonense, também de 13 anos, com 49 pontos, alcançou a 1.ª posição entre as participantes do sexo feminino e o 11.º lugar na classificação geral.
A prova Optimist contou com um total de 186 crianças e jovens de 12 nacionalidades, das quais 120 portuguesas. Outros 170 velejadores e surfistas – nas classes Laser 4.7 (39 participantes), Laser Radial (28), 420 (94), Snipe (44), Dart 18 (14) e Surf (120); que disputam a PAN-Prova de Apuramento Nacional e, no âmbito do surf, participantes na 1ª Etapa do Circuito de Surf Algarve 2016 – marcaram presença na Marina de Vilamoura durante estes dias de competição no Algarve, que se refletiram no turismo da região. 
“Aprendi muito nesta regata e estou muito satisfeito por ter alcançado o 3.º lugar numa prova que era difícil. Espero apurar-me para o Campeonato do Mundo”, confessa Manuel Ramos. Já Beatriz realça a concorrência que teve nesta prova, “com campeões de toda a Europa”, e enaltece Vilamoura, que “tem um mar com ótimas condições e boas ondas, raramente falha.”
De acordo com Paul Taylor, Presidente de Vilamoura World, “Vilamoura pretende tornar-se um dos principais destinos do mundo para a prática de desporto. As condições meteorológicas e as instalações contribuem para que Vilamoura seja o destino ideal para muitas modalidades, como é o exemplo da vela. Em 2016, vamos organizar série de eventos deste desporto e, em junho, vamos receber com grande orgulho o Campeonato Mundial de Optimist”.
O próximo evento de vela irá decorrer nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro e a próxima regata teste está agendada para os dias 15 a 19 de abril, em Vilamoura. Já o Campeonato do Mundo de Optimist irá decorrer entre os dias 25 de junho e 4 de julho na Marina de Vilamoura.