barra-vela1.jpg

Volvo Ocean Race volta a Lisboa em Maio

image006A Volvo Ocean Race, a maior regata à volta do mundo e um dos três maiores eventos náuticos mundiais, chega a Lisboa e entre os dias 25 maio e 7 de junho, transformando a Doca de Pedrouços num dos hot spots da cidade.

A passagem da Volvo Ocean Race por Lisboa em 2015 representa um investimento conjunto de cerca de 4 milhões de euros da Urban Wind, empresa responsável pela organização do evento, da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa.
“Esta passagem por Lisboa coloca Portugal no palco mundial da vela, promovendo o nosso turismo, a nossa economia e a nossa cultura”, refere José Pedro Amaral, Stopover Director Volvo Ocean Race Lisbon e responsável pela organização do evento em Portugal para as edições de 2014/2015 e 2017/2018.
“Temos, para este evento, uma ambição muito clara: renovar a ligação de Portugal e dos portugueses com o mar e ser o melhor e maior stopover de sempre da história da Volvo Ocean Race”, acrescenta.
Durante 14 dias de stopover em Lisboa, os portugueses terão à sua disposição 57.000m2 de recinto onde poderão, de forma totalmente gratuita, contactar diretamente com as sete equipas e respetivos barcos, assistir a concertos ou visitar as diferentes exposições, feiras e atividades, tudo subordinado ao tema do mar.
“Vamos ter atividades dos 8 oito aos 80, entrada gratuita em todas as áreas do recinto e uma infraestrutura com todas as condições para que as famílias possam desfrutar de um dia em pleno na Race Village da Volvo Ocean Race”, refere José Pedro Amaral. “Queremos democratizar este evento, a vela e o mar, aproximando-os novamente dos portugueses”.
A edição de 2014/2015 da Volvo Ocean Race teve início a 11 de outubro de 2014, em Alicante e termina a 27 de junho de 2015 em Gotemburgo, na Suíça, colocando à prova sete equipas que percorrem 38.739 milhas náuticas à volta do mundo, superando nove etapas e passando por 10 portos diferentes: Alicante (Espanha), Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (EAU), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (Rhode Island, EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Haia (Holanda).