barra-vela.jpg

Acidente da Team Vestas Wind

teamvestas hp 1A tripulação de 9 homens da equipa Team Vestas Wind da Volvo Ocean Race, conseguiu voltar finalmente à civilização na quarta-feira, após uma incrível colisão com um recife no Oceano Índico que fez encalhar o seu barco.

A equipa, da corrida oceânica global, esteve retida incomunicável por três dias após o seu barco ter entrado pelo recife na tarde de Sábado, às 15h10.
Chris Nicholson, o skipper de 45 anos, de New South Wales, que estava a realizar a sua quarta edição da Volvo Ocean Race (prova com 9 meses de duração) até ao acidente do fim-de-semana passado, disse que ainda estava a lidar com as fortes emoções, depois do acidente.

"Os últimos quatro dias têm sido muito desafiantes para nós todos e estou extremamente orgulhoso do profissionalismo de toda a equipa, o comportamento e a resistência. É claro que o erro humano é responsável pelo naufrágio, não há como evitar isso. E como skipper, eu assumo a responsabilidade final."

O barco da Team Vestas Wind colidiu com um recife de coral a 19 nós - o equivalente a 35 quilómetros por hora - no barco Volvo Ocean 65, de 65 pés, que se estendia por 180 graus à sua frente e embateu até parar, encalhado no recife.


A tripulação poderia ter deixado a área na segunda-feira, mas decidiu ficar um dia extra para recuperar equipamento chave do barco encalhado.
O navio azul, preso sob as ondas que quebram, está bastante danificado, mas a tripulação decidiu permanecer por mais 24 horas para completar uma operação de limpeza na área.

"As coisas más tinham que sair", disse Nicholson, tendo acabado de sair do barco de pescadores locais, 'The Eliza', que transportou a equipa de nove homens de volta ao continente. "Nós tínhamos uma lista clara de equipamento para remover do barco, e uma vez isso feito, resumiu-se a retirar as coisas mais caras. Nós fizemos um trabalho muito bom a limpar tudo. "

 

Imagens no Filme
00:00 Naufrágio do barco da Team Vestas Wind
01:29 Brian Carlin (repórter a bordo) reacção
02:01 Reunião de Crise depois da colisão
02:23 Wouter Verbraak (NED, navegador) ao rádio
02:38 Nicolai Sehested (DEN, membro da tripulação) na balsa salva vidas
02:55 Madrugada na balsa salva vidas
03:02 Imagens aéreas do barco
03:20 Entrevista a Chris Nicholson (AUS, skipper) I
03:41 Imagens da tripulação nos destroços
04:09 Tripulação no barco de pesca com equipamento
04:17 Chegada da tripulação às Maurícias
04:35 Equipa a descarregar equipamento
04:51 Entrevista a Chris Nicholson II
05:32 Imagens da partida da Cidade do Cabo
05:52 Entrevista a Chris Nicholson III
05:52 Fim


Ver filme em http://youtu.be/TSkcMffpaRM