barra-vela1.jpg

Volvo Ocean Race no Rumo da História

1 volvo hpJá está no mar a 12ª Volvo Ocean Race. Sete novíssimos Volvo Ocean 65 rumam à Cidade do Cabo, na África do Sul, final da primeira etapa da prova que largou de Alicante, Espanha, no passado dia 11.

São inúmeras as histórias em torno desta Volta ao Mundo à Vela por etapas que conheceu a sua primeira em 1973, denominada então de Whitbread Round the World Race.
Em 2014-2015, mudou quase tudo, a começar pelo barco um projecto Farr Yacht Design e construído por um consórcio de estaleiros europeus.
As In-Port Races terão este ano uma classificação separada, depois de toda a polémica causada na VOR anterior que terminou com o triunfo dos franceses do Groupama, de Franck Cammas. A primeira realizada em águas alicantinas acabou com a vitória do Team Alvimedica, que tem ao leme o norte-americano Charlie Enright. Os “rookies” chegaram, viram e venceram, deixando o Abu Dhabi Ocean Racing, do irlandês Ian Walker e do Mapfre, do espanhol Iker Martinez atrás.


SCA surpreende em Gibraltar
O Team SCA, um retorno de uma equipa totalmente feminina à mítica prova, desde 2001-2002 que tal não acontecia, liderado pela britânica Samantha Davies não largou especialmente bem mas foi o primeiro a cruzar o estreito de Gibraltar.
As primeiras milhas pertenceram às senhoras que deixaram para trás os restantes seis participantes mas o percurso até ao final da primeira de 11 etapas será espinhoso, como é hábito.
Além dos já referidos, estão igualmente em prova o Dongfeng Race Team, com o francês Charles Caudrelier como timoneiro, o Team Brunel, do holandês Bouwe Bekking e o Team Vestas Wind, do australiano Chris Nicholson.
Os barcos devem chegar ao porto sul-africano no início de Novembro.
Seguem-se Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (República Popular da China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (Estados Unidos), Lisboa, Lorient (França), um pitstop de 24 horas em Haia (Holanda) e final marcado para Gotemburgo (Suécia).Num total serão percorridas 38.739 milhas náuticas.


Lisboa de novo na rota
A capital portuguesa acolhe a chegada da 7ª e a largada da 8ª etapa da Volvo Ocean Race. O venue será aberto oficialmente a 25 de Maio de 2015. A In-Port realiza-se a 6 de Junho, véspera da largada para Lorient.