barra-vela1.jpg

Tudo pronto para a grande aventura

vor alicante hpPassados dois longos anos de espera, a Volvo Ocean Race volta à acção com a Alicante in-port race no sábado, com a emoção a subir graças a um novo barco, modelo único, que promete a prova mais competitiva nos 41 anos de história do evento.

Esta será a primeira acção oficial desde que a tripulação do francês Franck Cammas, da Groupama, levantou o prestigiado troféu, em Junho de 2012.
Desta vez, a frota de sete barcos estará a competir por uma segunda competição - a Volvo Ocean Race In-Port Series - na corrida de sábado, em vez de pontos que contam para o prémio final.
Só se as equipas terminarem exactamente iguais nas pernas em alto-mar, no final da Volvo Ocean Race 2014-15, em Junho do próximo ano, é que as posições in-port contam como critério de desempate.
A corrida de uma hora no porto da cidade portuária do sul da Espanha dará às equipas, média e fãs a hipótese de verem os novos barcos Volvo Ocean 65, em acção.
É pouco provável que o evento dê uma indicação fiável para a corrida propriamente dita - em 2011, o barco Abu Dhabi Ocean Racing de Ian Walker venceu a in-port race em Alicante e depois partiu um mastro em poucas horas, logo após o início da perna 1, uma semana depois.
Mas todas as equipas levam muito a sério a Perna I, para a Cidade do Cabo, a começar exactamente uma semana após a in-port race de Alicante, a 11 de Outubro.
"Nós olhamos sempre para a frente para o alinhamento contra as outras equipas", disse Walker. "Com a perna começar daqui a uma semana, é importante protegemos o barco e as velas, mas estaremos a apontar para um bom resultado, para iniciar a campanha em grande estilo e dar aos fãs em Abu Dhabi, algo para festejarem.
"Todas as equipas são muito competitivos e também se apresentarão para ganhar, por isso eu tenho a certeza que a corrida vai ser um espectáculo emocionante", acrescentou.

A tripulação irá receber os irmãos Britânicos medalhados no Triatlo dos Olímpicos, Jonathan e Alistair Brownlee como convidados a bordo, dois homens que sabem tudo sobre desporto em nas condições mais duras.
A tripulação feminina do Team SCA, a primeira do evento desde a corrida de 2001-02, foi admitindo alguma compreensível apreensão, a meio da semana, em começar bem.
"Embora a in-port race não conte para o resultado final, sentimos que ainda podemos ter um bom desempenho, o que psicologicamente seria um começo forte para a corrida propriamente", disse o skipper Sam Davies. "Nós sabemos que não é a nossa força, temos que trabalhar duro."

A acção começa às 14:00, hora local (13:00 GMT). A acção será ao vivo na www.volvooceanrace.com a partir das 13:50.

As equipas são: Team SCA (Suécia), Abu Dhabi Ocean Racing, Team Brunel (Holanda), Dongfeng Race Team (China), Team Alvimedica (Turquia/EUA), MAPFRE (Espanha), Team Vestas Wind (Dinamarca).