barra-vela1.jpg

Rui Silveira e Gustavo Lima apuraram Portugal para as Olimpíadas do Rio

rsilveira hpRui Silveira e Gustavo Lima asseguraram o apuramento de Portugal na classe Laser Standard para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Depois de julgados os protestos, os portugueses que também se qualificaram para a frota de ouro são 23º e 33º da geral no Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas ISAF, que decorre até 21 de Setembro em Santander, Espanha.

Excelente prestação dos portugueses no segundo dia do Mundial de Classes Olímpicas ISAF. Rui Silveira foi 19º e 3º nas duas realizadas e termina a fase de qualificação no 23º posto. Igualmente em destaque esteve Gustavo Lima que foi 3º e 12º e subiu ao 33º lugar da geral. Com estes resultados os dois velejadores nacionais cumpriram o objectivo de qualificar Portugal para o Rio 2016. Por seu turno, Eduardo Marques retirou-se na primeira do dia e foi 44º na segunda e ocupa o 123º posto e estará na frota de bronze.
Na liderança está o inevitável Robert Scheidt, do Brasil, seguido de Nicholas Heiner, da Holanda e de Tom Burton, da Austrália.


Sistema de qualificação
Nos Jogos Olímpicos participam um velejador ou dupla por país e por classe. Vão estar em águas brasileiras 380 velejadores que competem em 10 classes, para um total de 274 barcos.
No Campeonato do Mundo de Classes Olímpicas ISAF – Santander 2014 ficam apurados cinquenta por cento dos países, para uma quota de 138 barcos.
Em 2015, nos campeonatos do mundo das respectivas classes ficam apurados 47 barcos.
Em 2016, ficam qualificados 75 barcos.
O Brasil como país anfitrião tem entrada directa em todas as classes.
Quatro vagas serão atribuídas por convite.


Equipa Nacional Santander 2014
Laser Standard - Gustavo Lima, Eduardo Marques e Rui Silveira
RS:X masculino – João Rodrigues
49er – Jorge Lima/José Luís Costa e Francisco Andrade/João Matos Rosa
470 masculino – Gonçalo Pires/Miguel Nunes, António Matos Rosa/Ricardo Schedel, João Villas-Boas/Francisco Pinheiro de Melo, João Pestana/Tomás Marques e Diogo Pereira/Manuel Macedo
Finn – Frederico Pinheiro de Melo
470 feminino – Sara Carmo/Matilde Pinheiro de Melo
Laser Radial – Carolina João
Nacra 17 – Afonso Domingos/Diana Neves

 

Equipa técnica
Pedro Rodrigues, Rui Reis, Pedro Pinto, António Góis, António Gouveia, Alpes da Costa, Diogo Pereira e Fernando Kuo.
Fisioterapeutas
Paulo Félix e Mário Ferreira