barra-vela1.jpg

Rodolfo Pires conquista Medalha de Prata nas Olimpíadas da Juventude em Vela

6 rp hpRodolfo Pires conquistou a medalha de prata na classe Byte CII masculina, nos Jogos Olímpicos da Juventude. O jovem velejador nacional foi 7º classificado na derradeira regata disputada hoje de madrugada no lago Jinniu, República Popular da China, e logrou subir um lugar na classificação geral. Mafalda Pires de Lima acabou em 21º no sector feminino.

Emoções à flor da pele hoje no lago Jinniu. Depois de três dias consecutivos sem vento, as frotas de Byte CII foram brindadas com chuva e 5 nós de vento que permitiram a realização da ansiada regata final.
Rodolfo Pires largou na 3ª posição da geral e tinha uma táctica definida: “Não podia deixar fugir o tailandês e o croata e tinha de tentar ficar três lugares à frente do brasileiro. Assim que rondei da bolina para a popa tornou-se mais fácil, passaram os nervos e terminei descontraído. Fiquei num óptimo lugar”, resume.
O jovem velejador nacional estava feliz com a prata conquistada: “Correu muito bem. Ainda tenho a medalha ao peito, atrás da acreditação. Foi uma experiência única e só quem consegue participar nuns Jogos pode descrever a sensação”, conclui Rodolfo Pires.
O triunfo pertenceu ao singapurense Bernie Chin, ficando o húngaro Jonatan Vadnai com a medalha de bronze.
No sector feminino, Mafalda Pires de Lima foi 28ª na última dos Jogos Olímpicos e terminou no 21º posto: “Não correu nada bem. Aquela primeira regata (desqualificação) deitou-me abaixo e a partir daí foi muito difícil. Guardo boas recordações desta participação pelo convívio, das regatas nem por isso”, refere a atleta.
Samantha Yom, de Singapura, conquistou o ouro. A holandesa Odile van Aanholt e a peruana Jarian Brandes ficaram com a prata e o bronze.