barra-vela1.jpg

 

akzonobel

Mundial de Vela da Juventude ISAF em Tavira

diogo hp1Tavira foi o palco de uma das principais provas da ISAF, o 44º Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF, que decorreu entre 12 e 19 de Julho, com cerca de 400 velejadores de 69 países um recorde de participação.

(Leia a reportagem completa no Notícias do Mar nº 331 de Julho)
Portugal recebeu pela quinta vez o Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF. Depois de Tróia (1973), Sines (1981), Vilamoura (1992) e Madeira (2003), coube agora a Tavira ser a anfitriã de uma das provas-bandeira da Federação Internacional de Vela.
Os jovens velejadores competiram em oito classes: Laser Radial masculino, Laser Radial feminino, 420 masculino, 420 feminino, SL16, 29er, RS:X masculino e RS:X feminino. Portugal esteve representado em todas à excepção do RS:X feminino.
A selecção nacional foi constituída por Santiago Sampaio (Laser Radial masculino), Carolina João (Laser Radial feminino), Diogo Pereira/Manuel Macedo (420 masculino), Teresa Camelo/Helena Oliveira (420 feminino), Vasco Rocha/Salvador Taveira (SL16), Francisco Maia/Rui Oliveira (29er) e Frederico Rodrigues (RS:X).
Foram cinco os dias de prova, durante os quais a dupla portuguesa de 420 masculino esteve bem perto do pódio.
Não foram só os velejadores portugueses de 420 que deixaram fugir as medalhas no quinto e último dia de regatas, a muitos outros atletas de outros países aconteceu o mesmo. No último dia é fundamental que tudo corra bem. 

420
Diogo Pereira e Manuel Macedo a um ponto do pódio, largaram para a última regata com aspirações de terminar no pódio, mas com um 8.º lugar, desceram para 5.º da geral.
A medalha de ouro foi conquistada por Yia Jia Loh e Jonathan Yeo (SIN) com a prata a seguir para Norizan/Aziz (MAS) e o bronze para Koizumi/Matsuo (JPN).
No sector feminino as espanholas Silvia Mas Depares/Marta Davila Mateu já se tinham sagrado campeãs na véspera. Na luta pela prata ganharam Wallach/Brokman (ISR) e as polacas Ewa Romaniuk e Katarzyna Goralska ficaram como bronze.
As portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira com um excelente 5.º lugar na última regata subiram uma posição e terminam em 18.º lugar.

 
Laser Radial
A Espanha fez o pleno em Laser Radial.
Em masculino, ouro para Joel Rodriguez, a prata foi para Seafra Guilfoyle (IRL) e bronze para Ryan Lo (SIN).
Santiago Sampaio terminou no 19.º lugar.
No feminino, ouro para a espanhola Martina Cacho, a norte-americana Haddon Hughes segurou a prata e Monika Mikkola (FIN) agarrou a medalha de bronze.
Carolina João manteve a 18.ª posição na geral.


SL16
Louis Flament/Charles Dorange (FRA) dominaram o último dia de prova, até ao ouro final. Sempre na cola Jordi Booth Ferrando e Ruben Booth Ferrando (ESP) ficaram com a prata e Kim Vidal/António Lopes (BRA) com o bronze.
Vasco Rocha e Salvador Taveira mantiveram a 14.ª posição, apesar do 5.º lugar na última regata.

 
29er
Brice Yrieix/Loic Guillou (FRA) confirmaram-se como campeões do mundo. Quinn Wilson/Riley Gibbs (EUA) foram prata e Markus Somerville/ Isaac Mchardie (NZL) os medalha de bronze.
Os portugueses Francisco Maia/Rui Oliveira terminaram em 20.º.

 
RS:X
Yael Paz (ISR) aguentou o 1.º lugar, levando o ouro para Israel. Mattia Camboni (ITA) ficou com a prata a um ponto do ouro e o polaco Radoslaw Furmanski terminou com o bronze.
No sector feminino, foi a russa Stefaniya Elfutina a garantir o ouro. Shi Hongmei (CHN) ganhou a prata e Marta Maggetti (ITA) a medalha de bronze.
Frederico Rodrigues, terminou em 20.º.
O Troféu das Nações foi atribuído à comitiva espanhola, com o segundo lugar para os franceses e o terceiro para Israel. Portugal ficou em 22.º lugar.

 

Lomac