barra-vela1.jpg

Em Rumo para Cascais

panerai1 dDepois de uma primeira etapa emocionante sobre a Baía de Biscaia, é agora a vez da frota do Mediterrâneo largar de Saint-Tropez em 25 de outubro e navegar para o ponto de encontro em Cascais, de onde será efectuada a largada para a Panerai Transat Classique 2012 em 2 de dezembro para os Barbados.

A Transat Panerai Classique 2012, é uma regata que vai ver uma frota de dezenas de impressionantes veleiros clássicos largar de Cascais para uma travessia através do Oceano Atlântico.
Em Portugal, os iates terão como clube anfitrião o prestigiado Clube Naval de Cascais, que mais uma vez dará apoio a uma regata internacional.
No dia 2 de dezembro os veleiros largam com destino ao paraíso caribenho de Barbados, navegando cerca de 4.000 milhas:
Esta regata tem duas preliminares, que são opcionais, nas quais os veleiros acumulam pontos para a classificação final. A primeira foi Douarnenez, na Bretanha, a Cascais e agora é Saint-Tropez a Cascais.
Cerca de 40 iates vão participar no Panerai Transat Classique e entre eles estão alguns dos nomes mais famosos da história da vela, como o Pen Duick II, IV Moonbeam, Marianna e The Blue Peter.
O vencedor será presenteado com um relógio de 500 peças o Officine Panerai Special Edition.panerai2012 logo
Os que largaram de Saint-Tropez têm primeiro que atravessar o Golfo de Leão, conhecido por seu temperamento forte e imprevisível, e em seguida, navegar pela costa espanhola ou ao redor das Ilhas Baleares antes de rumarem para o Estreito de Gibraltar. A passagem entre a Europa e África está sujeito a fortes correntes que os concorrentes terão de lidar com o melhor que podem e vencerem também as dificuldades que os ventos fortes vão adicionar, por vezes, nesta altura do ano. Uma vez no Atlântico, eles terão que dobrar o Cabo São Vicente e subir até cruzar a linha de chegada na baía de Cascais.