barra-vela1.jpg

Peninsula Petroleum Vence Cascais Cup em RC44

rc hpCom a vitória do Peninsula Petroleum Sailing Team, do britânico John Bassadone, terminou no passado dia 27 de Abril a RC44 Cascais Cup, a segunda etapa do circuito de RC44 organizada pelo Clube Naval de Cascais com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Doze RC44, com alguns dos melhores velejadores do mundo estiveram em Cascais num campo de regatas considerado de renome planetário, entre os dias 22 a 27 de Abril a disputar a segunda etapa do circuito de RC, depois de uma primeira etapa, disputada em Virgin Gorda, nas ilhas Virgínias britânicas, que terminou com a vitória do Team Aqua, do britânico Chris Bake,
Cada etapa é disputada em regatas de frota e em match racing.
No último dia disputaram-se três regatas de frota nas águas cascalenses.
Cascais despediu-se ao seu melhor nível da frota de RC44, oferecendo as condições perfeitas para a prática da modalidade num dia de sol espectacular. Na primeira regata, o Bombarda Racing, do italiano Andrea Pozzi foi o mais forte, superiorizando-se ao Team Aqua e ao monegasco Charisma, de Nico Poons.
Na segunda, com o vento a soprar com 16 nós de intensidade, o Team Nika alcançou o triunfo, com o Peninsula Petroleum a ser segundo e o Katusha, do russo Gennadi Timchenko, com o norte-americano Andy Horton ao leme, a terminar na 3ª posição.
Na derradeira da RC44 Cascais Cup, tudo estava por decidir quanto ao vencedor. O Team Nika largava com vantagem mas não conseguiu manter a liderança. A vitória na 12ª e última regata foi conquistada pelo Synergy Russian Sailing Team, de Valentin Zavadnikov e Leonid Lebedev. O Peninsula Petroleum ficou com a 2ª posição e assegurou o triunfo na etapa cascalense. O terceiro posto foi para o Team Aqua.
Na geral do circuito de RC44 em regatas de frota, após duas etapas, lidera o Peninsula Petroleum, seguido do Team Aqua e do Synergy Russian Sailing Team.

RC44 Cascais Cup
Geral final após 12 regatas
1 Peninsula Petroleum 52
2 Team Aqua 55
3 Team Nika 57
4 Charisma 66
5 Synergy 70
6 Artemis Racing 73
7 Bronenosec 75
8 Bombarda Racing 79
9 GAZPROM Youth 83
10 Katusha 94
11 Aleph Racing 99
12 MAG Racing 125