barra-vela.jpg

Em Vela Portugal qualificado para Jogos Olímpicos da Juventude

rm hpRodolfo Pires e Mafalda Pires de Lima garantiram no passado dia 27 de Abril a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos da Juventude, que vão realizar-se de 16 a 28 de Agosto na cidade chinesa de Nanjing.

Os velejadores nacionais terminaram a participação no Mundial de Byte CII, que decorreu no Lago de Garda, Itália, na 9.ª e 8.ª posições, respectivamente. 
Excelente a prestação dos dois velejadores portugueses em águas italianas. Rodolfo Pires foi 9º da geral, sendo sempre muito regular e superando-se nos derradeiros dois dias de prova, terminando todas as regatas nos 10 primeiros lugares.  Mais que disputar o título, estava em jogo a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude e  Pires logrou a qualificação do país. Venceu o húngaro Jonatan Vadnai, seguido do holandês Scipio Houtman e do sueco Arvid Nordquist.
Muito consistente foi igualmente Mafalda Pires de Lima que garantiu o lugar de Portugal em águas chinesas um dia antes da prova terminar. Nas duas regatas do último dia, a jovem velejadora teve ainda ocasião de brilhar, vencendo a penúltima regata do Mundial de Byte CII. Na geral, alcançou o 8º lugar. Triunfo da holandesa Odile Van Aanholt, seguida da sua compatriota Mirthe Akkerman e da húngara Maria Erdi.
José Manuel Leandro, Presidente da Federação Portuguesa de Vela, realça a prestação dos jovens velejadores: “Em primeiro lugar há que congratular o esforço e a dedicação do Rodolfo Pires e da Mafalda Pires de Lima. Apesar das constantes dificuldades financeiras impostas à modalidade, mais uma vez, a vela portuguesa estará representada nas provas mais importantes. Estes resultados não acontecem por acaso, são fruto de muito trabalho e reveladoras do talento dos atletas nacionais”, sublinha.