barra-vela1.jpg

Mais de 270 velejadores no II Troféu Cidade de Almada

almada hpNuma organização do Clube Náutico de Almada, decorreu no passado dia 12 e 13 de Abril a Regata II Troféu Cidade de Almada. Participaram cinquenta e três  tripulações, envolvendo mais de 270 velejadores repartidos pelas Classes ORC (Offshore Racing Council) e ANC (Associação Nacional de Cruzeiros).

Inserida no Calendário da Associação Regional de Vela do Centro e contando para o Ranking Nacional de ORC, decorreu no campo de regatas do “Mar da Palha” em frente às instalações do CNA e da Fragata D. Fernando II e Glória. 
No primeiro dia de regatas, a frota ANC largou com vento fraco mas que foi subindo ao longo da regata proporcionando um excelente dia de vela aos participantes. Em ANC A/E, venceu neste primeiro dia o Mobilidade de Daniel Neves do CNA. Em ANC B a vitória coube ao Polaris I de Luís Plantier e em ANC D a vitória foi do Blangai de Nuno Alves.
Em ORC foram efectuadas duas regatas Barlavento/Sotavento. A primeira com pouco vento mas a segunda já com vento médio.  No final do dia o Giulietta/Marina de Cascais de Alex Kossack liderava a classificação.
O segundo dia de regatas teve uma regata de percurso para ambas as Classes. Sempre com pouco vento e um céu muito encoberto, as duas frotas tiveram de efetuar uma regata onde as opções táticas foram determinantes. Em ANC A/E a vitória foi para o Harfang de Jaime Roque, em ANC B venceu o Itala de Mário Franchi e em ANC D o Seal 1 de Pedro Pereira da Silva. Em ORC a viória foi para o Xekmat de José Carlos Prista.
Na geral dos dois dias venceram o Troféu, em ANC A/E o Trovão II de José Salgado, em ANC B o Complot II de Raul Xavier e em ANC D o Blangai de Nuno Alves. A Vitória em ORC foi para o Giulietta/Marina de Cascais de Alex Kossack.