barra-vela1.jpg

Portugueses Campeões do Mundo de Platu 25

201 hpO Credite EGS, de Afonso Domingos, sagrou-se Campeão do Mundo de Platu 25, em prova que decorreu na Ria de Muros-Noia, Espanha.

A tripulação nacional terminou empatada em pontos com o segundo classificado, o EUZ II Monella Vagabonda, do italiano Sandro Montefusco, mas o maior número de primeiros lugares nas onze regatas realizadas favoreceu as cores lusas.
Festa portuguesa na Galiza. O Credite EGS, de Afonso Domingos, com Hugo Rocha, medalhado olímpico em Atlanta ’96, como táctico, a conquistar o título mundial de Platu 25. Uma vitória sofrida, visto que foi preciso esperar pela derradeira regata para conquistar o ceptro: “Foi um mundial complicado em termos meteorológicos, com o vento muito instável de direcção e inten-sidade. No entanto, sempre que soprou mais forte sentimo-nos mais confortáveis. Este campeo-nato teve alto nível e foi tudo decidido na última regata. Vou feliz com o resultado e com a orga-nização da prova”, afirma Afonso Domingos.
Para Hugo Rocha esta é uma época de sonho, dado que somou o terceiro título mundial, depois dos triunfos em ORC e em J80. A bordo estiveram ainda Gil Conde, Renato Conde, Pedro Patrício, Filipe Matias e Manuel Vilarinho.
Os espanhóis do E para Comer Lugo, de Gonzalo Araújo, foram terceiros da geral.