barra-vela1.jpg

 

akzonobel

Equipa FAST termina em 21º lugar

1 dsc hpCom uma frota de 97 barcos e 150 equipas inscritas, o Campeonato Mundial de 49er decorreu em Marselha durante os últimos seis dias, sendo os 3 primeiros para a qualificação, seguido de 2 dias de meias finais e a grande final terminou no passado Domingo.

Devido ao vento forte que se fez sentir em Marselha nos dias anteriores ao início do campeonato, a equipa FAST apostou numa boa preparação do barco e revelou bons indicadores de velocidade. Com a previsão de vento fraco para toda a semana de prova, o programa de perda de peso acabaria por revelar-se uma vantagem.
De facto o vento foi o factor mais irregular ao longo da semana, e assim, Bernardo e Francisco foram forçados a entrar na frota de repescagens, apenas com uma remota hipótese de alcançar a final no caso de terminassem um dos dias na primeira posição. No dia seguinte (27 Setembro) com vento fraco realizaram-se 2 regatas do grupo de repescagem. Apesar do fantástico 2º na primeira regata, a equipa foi desclassificada na 2ª regata do dia, ficando em 12º lugar e a 11 lugares de uma possível passagem à pequena-final, reservada apenas para os barcos classificados entre a 10ª e 21ª posição.
No dia seguinte (28 Setembro) entrou finalmente vento e foi um grande dia para a equipa FAST.
No dia das finais as difíceis condições de vento apenas permitiram a realização de uma regata da pequena final e a equipa FAST terminou assim o campeonato mundial na 21ª posição. Segue-se agora um regresso a casa e preparação das próximas provas, já em Dezembro com os campeonatos Sul-Americano e Norte-Americano de 49er.

 

FOTO: The Summit Sports Agency

 

Lomac