barra-vela1.jpg

Portugal chegou ao pódio

bg3 hpDepois de quatro dias de intensa competição na baía de São Francisco, nos Estados Unidos da América, chegou ao fim a primeira edição da Red Bull Youth America’s Cup.

Entre as dez equipas, de oito países, a vitória acabou por pertencer ao Team New Zealand. Portugal foi uma das revelações da prova e subiu ao terceiro lugar do pódio, depois de uma brilhante ponta final.

Não podia ter sido mais emocionante o desfecho da primeira edição da Red Bull Youth America’s Cup, onde a equipa portuguesa Roff/Cascais Sailing Team acabou por ser uma das grandes revelações, ao empreender uma brilhante ponta final que garantiu o derradeiro lugar do pódio.

Inserida no programa oficial da 34ª edição da America’s Cup, esta competição reservada a jovens velejadores entre os 19 e os 24 anos foi comandada por duas lendas da vela internacional - os bi-campeões olímpicos Roman Hagara e Hans-Peter Steinacher: “As jovens promessas são fantásticas, todos eles mostraram uma grande garra em cada regata - não há dúvida que a competição foi muito renhida. No fim venceram os melhores, mas todos mostram uma enorme evolução. Pensamos que todos os atletas aqui envolvidos, independentemente de terem ficado em primeiro ou em décimo lugar, entenderam bem a dinâmica da vela profissional e o nível que está associado a uma disputa como a America’s Cup”.

O skipper do NZL Sailing Team/Emirates Team New Zealand - Peter Burling, exprime deste modo o sentimento da equipa vencedora desta série de regatas nos velozes catamarãs AC45: “É incrível termos conseguido chegar à vitória, porque conseguidos progredir muito regata após regata”.

A equipa portuguesa, composta pelos atletas Bernardo Freitas (leme), António Mello (skipper/CEO), João Mello (runner/CFO), Ricardo Schedel (trimmer), Manuel Arriaga (runner), João Matos Rosa (bow) e Paulo Manso (bow), esteve em grande plano na competição e foi mesmo considerada a grande revelação da Red Bull Youth America’s Cup, ao terminar em segundo lugar na última regata - uma prestação que garantiu o terceiro lugar da classificação geral para Portugal.

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º NOVA ZELÂNDIA - Emirates Team New Zealand
2º NOVA ZELÂNDIA - Full Metal Jacket Racing
3º PORTUGAL - ROFF/Cascais Sailing Team
4º SUÍÇA - Team TILT
5º E.U.A. - ORACLE TEAM USA/American Youth Sailing Force
6º SUÉCIA - Artemis Racing/Swedish Youth Challenge
7º AUSTRÁLIA - Objective Australia
8º FRANÇA - Energy Team
9º ALEMANHA - STG/NRV Youth Team
10º E.U.A. - ORACLE TEAM USA/USA45 Racing