barra-vela1.jpg

Viver o sonho em S. Francisco

bg2 hpSão sessenta jovens velejadores, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, os eleitos da primeira edição da Red Bull Youth America’s Cup.

Até dia 4 de setembro estão a viver em São Francisco o sonho de navegar nos velozes catamarãs AC45, sob o olhar atento dos principais agentes da vela mundial. Portugal marca presença com o Roff Cascais Sailing Team.

Inserida no programa oficial da 34ª edição da America’s Cup - uma das competições desportivas mais antigas do mundo e claramente a mais importante do mundo da vela - a Red Red Bull Youth America’s Cup está a decorrer na baía de São Francisco (Estados Unidos da América) até ao próximo dia 4 de setembro. Diariamente são disputadas duas regatas a bordo dos rápidos catamarãs AC45, sendo que o derradeiro confronto, entre as dez equipas de oito países, irá ser duplamente valorizado.

Esta iniciativa pioneira para jovens velejadores com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos é supervisionada por duas lendas da vela internacional - os bi-campeões olímpicos Roman Hagara e Hans-Peter Steinacher: “Falámos com os mais de 60 velejadores que estão aqui a competir esta semana e verificámos que cada um deles tem a ambição de se tornar num profissional da vela e de competir na America´s Cup. Este é o primeiro passo nesse sentido, pois eles estão a navegar no melhor cenário com os olhos do mundo em cima - incluindo os responsáveis das equipas presentes na America´s Cup. É uma oportunidade fantástica!”

Bernardo Freitas é o leme da equipa nacional Roff Cascais Sailing Team e partilha esta visão: “Este é um sonho tornado realidade, sem dúvida uma grande oportunidade que estamos a agarrar com toda a raça portuguesa, dando o nosso melhor em cada regata”.

As regatas da Red Bull Youth America´s Cup são transmitidas em direto no canal da Red Bull no YouTube e também na Sport TV. A prestação da equipa portuguesa pode ser acompanhada através das crónicas diárias de Bernardo Freitas em www.redbull.pt.

 

AS EQUIPAS
AUSTRÁLIA - Objective Australia
ALEMANHA - STG/NRV Youth Team
NOVA ZELÂNDIA - Full Metal Jacket Racing
PORTUGAL - ROFF/Cascais Sailing Team
SUÍÇA - Team TILT
FRANÇA - Energy Team
NOVA ZELÂNDIA - Emirates Team New Zealand
SUÉCIA - Artemis Racing/Swedish Youth Challenge
E.U.A. - ORACLE TEAM USA/American Youth Sailing Force
E.U.A. - ORACLE TEAM USA/USA45 Racing