barra-vela1.jpg

 

akzonobel

Sébastien Rogues / Armel Tripon vencem a primeira etapa

l2 hpA dupla francesa Sébastien Rogues / Armel Tripon, com o veleiro “GDF Suez”, venceu esta quarta-feira, 10 de julho, a primeira etapa da quarta edição da regata Les Sables / Horta / Les Sables para iates da Classe ’40 (veleiros com 12 metros de comprimento), tendo concluído o percurso entre França e os Açores em 5 dias, 17 horas, 36 minutos e 28 segundos.

Este tempo passa a constituir novo recorde na ligação à vela no sentido da cidade francesa sede da famosa «Vendée Globe» para a Horta, cuja marina se constitui no segundo porto de recreio da Europa e o quarto do mundo mais movimentado quanto a escalas de iates envolvidos em navegação de alto mar e em grandes travessias oceânicas.

Curiosamente, Sébastien Rogues bateu na primeira metade da regata Les Sables / Horta deste ano o detentor da anterior melhor marca de sempre (datada de 2010) nesta ligação marítima de 1270 milhas náuticas, o alemão Jorg Riechers, que fazendo dupla com Sébastien Audigane, no veleiro “Mare”, necessitou de mais 1 hora, 37 minutos e 47 segundos que os vencedores para cruzar a linha de chegada, quedando-se na segunda posição.

A completar o pódio nesta etapa da regata Les Sables / Horta / Les Sables situou-se a francesa Catherine Pourre, que tem como co-skipper Goulven Royer e tripula o iate “Earwen”. A sua prova foi concluída em 5 dias, 21 horas, 9 minutos e 12 segundos.

A Les Sables / Horta / Les Sables é uma competição bienal para veleiros da Classe ’40 que se realiza em anos ímpares, desde 2007, sendo organizada pela municipalidade francesa de Sables d’Olonne, na sequência do estabelecimento anual de uma ‘convenção de compromissos’ com a Câmara Municipal da Horta, nos Açores.

Esta prova – a par de outra competição realizada entre as mesmas cidades, mas em anos pares, na Classe Mini (veleiros de 6,5 metros) – tem vindo a cimentar a ligação entre as duas cidades, os seus portos e os clubes náuticos, envolvendo no arquipélago açoriano – além do Município da Horta – o Clube Naval da Horta, a Portos dos Açores SA e a Associação Regional de Vela dos Açores.

A segunda etapa da regata Les Sables / Horta / Les Sables, já para regresso a França, largará da ilha do Faial, nos Açores, na tarde do próximo domingo, 14 de julho, pelas 17:02 horas (do fuso do arquipélago insular português, menos uma hora que em Lisboa).

 

 

Lomac