barra-vela1.jpg

Regata S.Pedro 2013: Troféu Volvo

img 3062 hpO Clube Naval Povoense organizou, nos dias 29 e 30 de Junho, a Regata de S. Pedro 2013 – 6.ª Prova do Ranking APCIO Norte – Troféu Volvo. Foram dois dias perfeitos de vento e mar, o que permitiu cumprir o programa que constava de seis regatas, três em cada um dos dias.


No primeiro dia, enquanto se fruía o vento quente de leste esperou-se pelo norte para dar início à primeira largada do dia. Embarcações das classes Snipe, Laser e Optimist estiveram em competição fora da barra desde as 14:30 às 17:30. Decorriam, simultaneamente, dentro do porto as provas das escolas da classe Optimist e da classe IOM. Ao final da tarde todos os velejadores se reuniram em convívio na tradicional sardinhada, que festeja o padroeiro poveiro, servida pelo restaurante do clube, Posto Náutico. Para alguns a noite ainda se estendeu nos vários divertimentos espalhados pelo porto.
No dia seguinte a saída para o mar deu-se pelas 10:15 e o vento leste que soprava, depressa caiu, já depois de montado o percurso. Depois de uma espera e da alteração da direcção do vento para o habitual noroeste deram-se os procedimentos para a primeira largada do dia. As regatas estariam finalizadas pelas 15:30. Sendo a última prova que pontuava para o ranking APCIO Norte era altura de entregar estes prémios para além dos troféus da regata.
O primeiro classificado da geral classe Optimist foi Miguel Santos do Clube de Vela da Costa Nova. Em segundo ficou Pedro Coelho do Clube Naval Povoense e em terceiro ficou Alex Baptista também do Clube de Vela da Costa Nova. Mafalda Pires de Lima, do Clube de Vela Atlântico, foi a primeira feminina. No Grupo B o vencedor foi Alex Baptista do CVCN seguido de Tomás Pires de Lima e do CVA e de Miguel Rouxinol do CNP. No Grupo I, Manuel o vencedor foi Manuel Guimarães do CNP. António Maia do CVA foi o segundo logo seguido de Carlota Guimarães do Sport Clube do Porto. Nas escolas o grande vencedor foi João Marinheiro do Clube Naval de Leça. O segundo foi Luís Saura do Clube Naval Povoense e o terceiro João Pessanha Moreira do Yacht Clube do Porto. Maria João Silva do Clube de Vela de Viana do Castelo foi a primeira feminina destes pré-iniciados.
Na classe laser, Serafim Gonçalves do Clube Naval Povoense foi o primeiro logo seguido de Ivo Rainha também do CNP e de José Carmo do Clube Fluvial Vilacondense.
Os primeiros classificados da classe Snipe seriam Luís Cadeco e Luís Costa Maia do CVA e, respectivamente em segundo e terceiro ficariam as tripulações Luís Leite e Nuno Oliveira do CNP e Nuno Faria e Filipe Giesteira também do Naval Povoense.
Finalmente, na classe IOM (Um Metro) a ordem na classificação seria a seguinte:
1º - Pablo Rivas do Clube Social Moaña Mar
2º – Tomás Perez do Clube Náutico Rodeira
3º – José Cardoso do Clube Naval de Leça