barra-mergulho.jpg

Miss Sumol Cup 2013: Domínio luso na 1ª ronda

catarinasousa hpO primeiro dia de competição de bodyboard da Miss Sumol Cup 2013, que conta com atletas de oito nacionalidades, ficou marcado pela forte Nortada que se fez sentir na praia da Costa Nova, em Ílhavo, acabando por se realizar apenas a primeira ronda da prova, fruto das difíceis condições que as atletas encontraram no mar.


Mesmo assim, nos seis heats realizados foram surfadas 71 ondas, sendo que nove foram excelentes. Catarina Sousa, a única portuguesa a vencer uma edição da Miss Sumol Cup (2011), alcançou duas das mais bem pontuadas ondas do dia, com 7.85 e 7.25 pontos. A também portuguesa Rita Pires, bodyboarder com mais finais disputadas nas oito edições anteriores, conseguiu a segunda melhor onda, com 7.50 pontos.
Durante a primeira ronda, a marroquina Fatima Zahara, a australiana Emma Cobb e a alemã Joana Schenker foram as que lograram as ondas mais aproximadas das duas portuguesas, o que deixa perspectivar uma renhida e emocionante competição para o dia de amanhã. A brasileira Nicolle Calheiros, vencedora em 2012, conseguiu apenas a 10ª melhor onda da ronda, na qual obteve 6.00 pontos.
De facto, as atletas saíam das respectivas eliminatórias bastante cansadas e algo frustradas, pois o mar até oferecia algumas condições para surfar, mas o forte vento Norte que se fazia sentir, segundo as próprias, “baralhava” e “complicava” bastante o seu desempenho.
Ainda foi equacionada a possibilidade de realizar os quartos-de-final ao cair da tarde, mas as condições de mar e de vento, assim, não o permitiram.
Assim, e depois de disputada a primeira ronda, passaram à fase seguinte as 12 melhores atletas, distribuídas pelas seguintes eliminatórias: Heat 1 – Fatima Zahara (Marrocos), Joana Schenker (Alemanha) e Teresa Almeida (Portugal); Heat 2 – Nicolle Calheiros (Brasil), Marta Leitão (Portugal) e Olga Cutillas (Espanha); Heat 3 – Catarina Sousa (Portugal), Rita Pires (Portugal) e Luma Guittard (Venezuela); Heat 4 – Emma Cobb (Austrália), Corina Reyes (Venezuela) e Ana Adão (Portugal).
O check in está marcado para as 8h00, iniciando-se a competição meia-hora depois. A grande final está prevista para o final da manhã, onde seguramente o espectáculo continuará a acontecer!

 

FOTO: André Neto