barra surf

Hugo Vau Surfou a Maior Onda da Nazaré

1 vauFoi já no final da tarde do dia 17 de Janeiro, num dia de muito vento e longe das condições ideais que Hugo Vau, acompanhado por Alex Botelho, alcançou aquilo que parece ter apanhado uma das maiores ondas de sempre formadas no Canhão da Nazaré que se calcula ter entre 30 a 35 metros de altura.
Hugo Vau de 36 anos, surfista agora patrocinado pela PRIO como “big wave surfing”, é um dos muitos que se iniciaram no surf na Costa da Caparica e procuram agora constantemente emoções e experiências de adrenalina, particularmente no oceano perseguindo grandes ondas.
Companheiro de Garrett McNamara, o ainda recordista, o que lhe dá um enorme orgulho, pois não se esquece de agradecer a exeriência e ensinamentos que dele recebeu.  
A maior onda gigante do mundo com a força do Canhão agora surfada por Hugo Vau, há dez anos que a tentava dominar. 
Devido às imagens em contraluz, levantam-se muitas dúvidas, em virtude da posição de Hugo Vau na fotografia e no vídeo, da altura da onda. 
Têm sido analisadas várias fotos de diversos autores captadas de ângulos bem diferentes e através de alguma manipulação digital na cor e com o tamanho do piloto do jetski o Alex Botelho como referência, determinou-se que a altura da onda teria mais de 30 metros e poderia chegar a 35 metros. 
Enquanto o eventual recorde do português não for inicialmente reconhecido pela World Surf League e, posteriormente, homologado pelo Guinness World Records.que confirmará que o recorde foi batido, Hugo Vau vai ter de esperar com paciência.
O Canhão é uma dávida para a Nazaré e a Praia do Norte é um local onde as proezas do Big Wave Surfing estão a ser escritas…