barra surf

Equipa francesa vence mundial de surf

franceteam hpA seleção francesa conquistou o título mundial júnior de surf pela primeira vez na sua história, numa das disputas mais renhidas de sempre pela medalha de ouro colectiva.
O nono e último dia do Vissla ISA World Junior Championship 2016 disputou-se em condições mais exigentes do que o previsto, com boas ondas de 1,5m a 2m na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, a proporcionarem um palco de excelência para o grande espetáculo que foram as meias finais e finais das quatro categorias em disputa.
 Com a decisão colectiva a chegar à última final da última categoria em disputa, a equipa gaulesa acabou por conseguir escassos 70 pontos de vantagem sobre a seleção australiana, num total de quase 7000 pontos. 
No segundo lugar ficou a muito consistente seleção australiana, com o Hawaii em terceiro, o Japão num surpreendente quarto lugar e os Estados Unidos da América em quinto. A terminar o Top 10 ficaram, por ordem, o Brasil, Costa Rica, Tahiti, África do Sul e Nova Zelândia. Portugal terminou no 14º posto.
Individualmente, nos sub-16 femininos, a norte-americana Caroline Marks, confirmou o seu favoritismo ao conquistar facilmente o ouro, deixando a australiana India Robinson com a prata, a neo-zelandesa Elin Tawharu com o bronze e a surpreendente britânica Ellie Turner com a medalha de cobre.
 Nos masculinos, também em sub-16, vitória do francês Thomas Debierre que venceu a bateria final logo nas suas duas primeiras ondas, conquistando assim a medalha de ouro individual, a somar à colectiva. Thomas deixou o australiano Kyuss King no segundo lugar e os japoneses Yuji Mori e Yuji Nishi no terceiro e quarto postos, respectivamente. 
 
Já nas finais sub-18, no feminino, a havaiana Brisa Hennessy, que há duas semanas fez aqui a final da etapa de qualificação do circuito mundial profissional, acabou por conquistar a medalha de ouro, graças a uma última onda bastante comprida e bem surfada. 
 
A tahitiana Vahine Fierro também conseguiu a medalha de prata devido à sua última onda, “empurrando” a costa-riquenha Leilani McGonagle, que liderou boa parte da final, para a medalha de bronze. A francesa Juliette Brice, ex-campeã europeia júnior, ficou na quarta posição.
 
No masculino, o brasileiro Wesley Dantas entrou na final extremamente motivado e confiante, conseguindo de imediato duas ondas boas, que lhe deram uma liderança confortável. Mas o peruano Alonso Correa, um dos maiores destaques da semana, procurou desesperadamente as ondas que lhe deram uma grande vitória nas meias-finais e, nos últimos segundos, por pouco não “roubou” o primeiro lugar ao brasileiro. 
 
Correa necessitava de 7,70 pontos e recebeu 7,40, o que acabou por lhe dar a medalha de prata, com Wesley a conquistar o ouro. Na luta pelo terceiro lugar estavam o francês Colin Doyez e o australiano Harley Ross, com o francês a conseguir o bronze e, com isso, a vitória da geral para a sua equipa. 
Ao longo de 9 dias, 371 atletas de 39 países competiram na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, pelos títulos mundiais, individuais e colectivos, de surf júnior, que ficaram entregues a novos campeões. 
 O Vissla ISA World Junior Championship 2016 foi organizado pela Federação Portuguesa de Surf e pela DAAZ Eventos.