barra surf

 

akzonobel

Instituto Hidrográfico coopera com Allianz Capítulo Perfeito na Nazaré

pnorte hpA organização do Allianz Capítulo perfeito powered by Billabong, está a ser assistida pelo Instituto Hidrográfico português na escolha do dia ideal com as melhores ondas para a competição.
A quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong será transmitida em directo e em exclusivo no FUEL TV, posições 160 e 161 do MEO. A emissão terá um formato semelhante à da etapa portuguesa do World Tour, com um estúdio na praia por onde irão passar os principais intervenientes da competição.
O evento vai, mais uma vez, reunir um grupo de tube riders de luxo nas melhores condições de surf que a costa portuguesa é capaz de produzir, sendo apenas necessário que a Praia do Norte ofereça os famosos tubos por que é conhecida para que o espetáculo esteja garantido. 
Com um período de espera que se iniciou a 17 de janeiro e se estende até dia 17 do próximo mês, o evento ainda não viu reunidas as condições ideais para convocar os atletas e dar início à competição, que tem como premissa realizar-se no melhor dia de ondas da temporada. 
Em 2016, a organização do evento está a ser assistida pelo Instituto Hidrográfico (IH) português na escolha do dia certeiro, contando com o apoio técnico de uma equipa de oceanógrafos altamente qualificada que dispõe de todos os meios necessários para prever, com elevado grau de precisão, o comportamento do mar na costa nazarena. Um sistema de boias multiparamétricas, localizado ao largo da Nazaré e monitorizado em exclusivo pelo IH, faz do novo forecaster oficial do Capítulo Perfeito um parceiro imbatível ao nível das previsões, capaz de fornecer dados meteo-oceanográficos precisos e em tempo real para a Praia do Norte, incluindo a altura significativa da rebentação, o período e direção de pico, a intensidade do vento e respetiva direção, a pressão atmosférica e a temperatura do ar. A estes dados, disponíveis em http://monican.hidrografico.pt/, acrescem ainda os dados observados e as previsões de maré para o porto da Nazaré. 
Assim, o IH amplifica as probabilidades de a organização do evento escolher o melhor dia para colocar na água o seleto grupo de surfistas escolhidos pelo público.
Pedro Monteiro, diretor de prova, mostrou-se bastante satisfeito com esta parceria, revelando “A Praia do Norte é uma praia de interesse científico para o IH, de modo que a equipa de especialistas com quem estamos a trabalhar dispõe de dados de observação e modelos de previsão a que nenhuma outra entidade tem livre acesso. Basicamente, estamos a colaborar com pessoas que não só são especialistas nesta matéria como têm acesso a informação que mais ninguém tem, dando-nos uma confiança extra para dar o call quando o dia certo chegar” 
O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), patrocinado por Allianz, Billabong, Câmara Municipal da Nazaré, Kia e MEO e conta com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, Beachcam, Surf Session, Fluir, Waves e Surfing Life.
OS SURFISTAS 
Nic von Rupp, Tiago Pires, João Guedes, Francisco Alves, Miguel Blanco, Alex Botelho, Bruce Irons, Pedro Vianna “Scooby”, Miguel Tudela, Marco Giorgi, Damien Hogbood, Bobby Martinez, Bruno Santos, Bruno Grilo, Ruben Gonzalez e Koa Rothman.

 

Lomac