barra surf

 

akzonobel

Vasco Ribeiro e Carina Duarte vencem o Allianz Ericeira Pro

c duarte hpUm bi-campeão nacional de surf, Vasco Ribeiro e a campeã nacional em título Carina Duarte, venceram o Allianz Ericeira Pro, a segunda etapa da Liga MOCHE, que terminou no dia 19 de Abril na praia de Ribeira d’Ilhas, com boas ondas de um metro.

Numa final de altíssimo nível e com scores muito elevados, “Vasquinho” bateu José
Ferreira para conquistar o título da etapa e a liderança do ranking nacional.
Os dois surfistas que melhor forma demonstraram ao longo de toda a prova, encontraram-se na final e protagonizaram uma bateria de luxo, extremamente renhida e com constantes trocas na liderança, finalizando o heat com os dois maiores totais e cinco das dez melhores ondas de toda a etapa.
José Ferreira começou melhor, marcando logo duas ondas na casa dos sete pontos, pressionando Vasco a dar o seu melhor. A meio da final, numa troca rápida de ondas, ambos elevaram substancialmente o seu score, mas Vasco Ribeiro, com um 9,25 e o único 10 da prova, deixou Zé Ferreira em combinação de duas ondas excelentes, que já não conseguiu encontrar. Os totais falam por si: Vasco Ribeiro – 19,25 pontos em 20 possíveis; José Ferreira – 17,80. Uma das finais mais competitivas de sempre da Liga MOCHE!
“Não comecei logo ao ataque, pois sabia que a bateria tinha 30 minutos e decidi esperar pelas melhores ondas. Quando elas apareceram dei o máximo e acho que consegui mostrar o meu melhor surf na altura certa. Sabia que ia ser um heat difícil contra o Zé, pois ele tinha mostrado uma grande forma ao longo dos três dias, mas acabei por fazer aquela onda de 10 pontos, onde arrisquei bastante, o que acabou por fazer a diferença. Estou feliz por voltar às vitórias na Liga MOCHE, mas o ano ainda é longo e a luta pelo título ainda vai ter muitas reviravoltas,” afirmou cauteloso o campeão da etapa.
Vasco Ribeiro e José Ferreira já tinham feito dois heats muito disputados nas meias-finais, onde bateram Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes, respectivamente. O galego residente na Ericeira repetiu assim o resultado alcançado na primeira etapa da Liga MOCHE e o júnior local ficou próximo da vitória alcançada aqui no ano passado.
No quinto lugar ex-aequo, referente à eliminação nos quartos de final, ficaram Miguel Blanco, Luca Guichard, Marlon Lipke e Francisco Alves.
Blanco, vice-campeão nacional em título, “vingou-se” mais tarde, a vencer a Malibu Expression Session com a melhor manobra (aéreo reverse), conquistando os 500€ do prémio para este troféu paralelo.
Nas senhoras, a campeã nacional em título, Carina Duarte, mandou para trás das costas o quinto lugar alcançado na Caparica e venceu novamente a “sua” etapa, pelo segundo ano consecutivo. Numa final também muito disputada entre as quatro atletas presentes, Carina levou a melhor sobre Teresa Bonvalot, Camilla Kemp e Ana Sarmento, respectivamente segunda, terceira e quarta classificadas.
“Foi muito bom voltar a vencer em casa,” comentou Carina. “Normalmente não tenho tanta confiança no meu surf de backside (NR: de costas para a onda), por isso acabou por ser igualmente um grande incentivo. A final foi bastante disputada e foi pena a Ana ter feito aquela interferência que a empurrou para o quarto lugar, senão tínhamos conseguido os dois primeiros lugares para a Ericeira. Agora vou pensar na próxima etapa e treinar para ela,” comentou a agora vice-líder do ranking nacional feminino.
A próxima etapa da Liga MOCHE 2014 realiza-se na Praia Internacional, no Porto, dias 9, 10 e 11 de Maio.

 

Lomac