barra surf

Portugal em 9º no Mundial Junior e Teresa Bonvalot em 6º

bonvalot hpPortugal cumpriu o seu objectivo no Mundial de Juniores da ISA, que terminou no dia 16 de Abril em Salinas, Equador, ao classificar-se no nono lugar e ao colocar Teresa Bonvalot em 6º lugar do escalão sub-16 feminino, a melhor classificação de sempre para uma surfista portuguesa.

No derradeiro dia de competição, Teresa Bonvalot concentrou todas as atenções, ao disputar a final de qualificação que lhe daria acesso à final das medalhas.
Infelizmente, a surfista de Cascais, de apenas 14 anos, não se encontrou com as difíceis condições do "point break" de La Fae e não conseguiu apanhar ondas para exprimir o seu surf. Um cenário que se repetiu na final de qualificação e de repescagem, barrando-lhe o acesso à finalíssima. Muito azar para aquela que é, inegavelmente, uma das mais talentosas surfistas do Mundo neste escalão etário.
No balanço final, o Seleccionador Nacional David Raimundo manifestou um misto de alegria e insatisfação, sublinhando a convicção de que o surf nacional pode ir mais longe nestes palcos:
"Portugal fez História no Equador pois somou o maior total de pontos de sempre num Mundial de Juniores. Além disso, melhorámos a nossa classificação num lugar relativamente à última edição. Todavia, apesar de o resultado ser muito positivo, não estou contente nem conformado com o nosso resultado final e acredito que temos a capacidade de melhorar a nossa classificação já em 2015."
Raciocínio partilhado pelo seleccionador-adjunto, Enrique Lenzano:
"Conseguinos uma boa prestação com apenas 3 meses de trabalho.
Estou muito satisfeito com a equipa e embora saiba que temos alguns aspectos a melhorar, também sei que temos potencial para continuar a subir na tabela classificativa."
Finalmente, o presidente da FPS e líder da comitiva, João Aranha, congratulose pela aposta na nova equipa técnica:
"Foi uma semana de competição intensa e serviu de primeiro teste a esta equipa técnica que, sublinho, tem apenas três meses de trabalho. Creio que estamos no bom caminho e obtivemos algumas classificações individuais históricas. De resto, melhorámos cerca de 15 pr cento a pontuação total, e uma posição relativamente à última edição. E tudo isto apesar de, em alguns momentos, o nível do julgamento não ter estado à altura do surf exibido. Esse sim, altíssimo. Em suma, o balanço é muito positivo e agora temos muito trabalho a fazer para subirmos ainda mais no 'ranking' do surf mundial."
Participaram 32 países no ISA World Junior Championship 2014 


Selecção Portuguesa
Sub 16 Feminino: Inês Bispo e Teresa Bonvalot
Sub 18 Feminino: Camila Kemp e Keshia Eyre
Sub 16 Masculino: Francisco Almeida, Jácome Correia, Luis Perloiro e Vasco Mónica
Sub 18 Masculino: Guilherme Fonseca, João André, Tomás Fernandes e Tomás Ferreira

 

Classificação dos “Top 10”
1. Hawai - 21,168
2. França - 20,872
3. Australia - 20,628,
4. USA - 18,418
5. Brasil - 17,426
6. Peru - 15,062
7. Japão - 14,820
8. Africa do Sul - 14,618
9. Portugal - 13,852
10. Nova Zelândia - 13,474