barra surf

Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot começam época a ganhar em Surf Esperanças

tbonvalot hpGuilherme Fonseca e Teresa Bonvalot foram os surfistas em destaque na primeira etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças da FPS, realizado na Costa de Caparica, ao vencerem os escalões de sub-18 e sub-18 feminino, respectivamente.

Francisco Almeida (sub-16), João Vidal (sub-14) e Guilherme Ribeiro (sub-12), foram os outros campeões desta etapa disputada em condições muito difíceis, com muito vento onshore a fazer-se sentir hoje, dia das finais.
Em sub-18, Guilherme Fonseca (Peniche Surf Clube) venceu a final de forma inequívoca, com uma onda de 8,50 e uma segunda nota de 5,50 (14,00 de média), deixando em segundo lugar João André (7,50), João Moreira (6,90) e Frederico Magalhães (5,80).
Um começo de época quase perfeito para jovem penichense de 16 anos, que resumiu assim a sua participação:
"Foi um campeonato disputado em condições muito complicadas, em que acabei por fazer o meu melhor surf logo no início. Depois, foi trabalhar o que o mar me oferecia de forma a poder ganhar. Não foi o surf mais bonito, mas o mais eficaz."
Na competição feminina, Teresa Bonvalot venceu a sua primeira etapa de Esperanças, o que não deixa de ser curioso para uma surfista de 14 anos que se notabilizou por vencer uma etapa da Liga Moche, o Nacional Open. Um caso de precocidade que, na Caparica, finalmente venceu o "seu" campeonato.
"As ondas estavam difíceis, com muito vento", começou por dizer a jovem surfista da
Linha do Estoril, que na final se superiorizou a Inês Silva, Camilla Kemp e Mariana Assis, explicando o seu desempenho na final:
"Felizmente, consegui encontrar um sítio onde quebraram as ondas que precisei para vencer a minha primeira etapa do Esperanças, finalmente. Ainda não sei se o calendário me permitirá estar presente em todas as provas do circuito, mas vou tentar, pois aprendo muito nestes campeonatos."
O Circuito Nacional de Surf Esperanças 2014 é organizada pela FPS, Algarve Surf Clube,
Caparica Surfing Clube, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, Peniche Surfing
Clube, Surfing Clube de Portugal e Associação Onda do Norte, com os apoios da Volcom,
O'Neill, Nazaré Qualifica, Cision, Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Aljezur, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal da Nazaré, Câmara Municipal do Porto e Câmara Municipal de Peniche.
Apoios Media: beachcam.pt; Onfire, Surftotal e Surf Portugal