barra surf

 

akzonobel

Vasco Ribeiro em 9º lugar na Austrália

1 vascoribeiro hpSurfista Português brilha no Australian Open of Surfing depois de 5 dias de prova a avançar desde a ronda de 144.

Vasco Ribeiro começou o dia com a sua bateria da ronda de 24 frente a Patrick Gudauskas (USA) e Santiago Muniz (ARG), obtendo a melhor onda da bateria (8.17) com uma direita de 4 manobras fortes, mantendo o 2º lugar da bateria até ao final e garantindo a passagem para a ronda seguinte, juntando-se aos 16 melhores surfistas ainda em prova.
Vasco Ribeiro entrou 3 horas depois novamente em ação, deste vez no formato “man-on-man” frente a Bede Durbidge, surfista com 10 anos de experiência no Tour e vice-campeão mundial em 2008. Vasco lutou forte e na primeira troca de ondas acabou por ter a melhor onda da bateria, mas Bede encontrou o ritmo e com uma esquerda que lhe valeu 8.33 e um 7.50 de back-up deixou Vasco a precisar de uma nota alta (8.93) e uma onda que acabou por não entrar mais até ao final.
As condições estiveram bastante difíceis durante todo o campeonato, com ondas pequenas e vento on-shore. O último Português em prova desde a ronda de 96, Vasco foi a última esperança da armada Portuguesa passando bateria atrás de bateria até finalmente terminar no 9º lugar numa das provas mais importantes da jornada Australiana. Vasco deixou para trás atletas bastante mais experientes como Mitch Crews, Dayyan Neve ou Kai Otton, contando ainda com o 6º melhor score da prova até à data (17.17) e com uma média de score por bateria de 14 pontos (R1-17,17pts / R2-14,76pts /R3-11,33pts / R4-14,04pts /R5-13,10pts)
O Surfista do Estoril, com apenas 19 anos, termina assim a sua prestação no Australian Open of Surfing com um 9º lugar, numa prova de 6 estrelas a contar para o circuito mundial de qualificação ASP e garante 920 pontos para o ranking 2014 ,entrando assim no Top 100 mundial e dando mais um importante passo neste inicio de época competitiva.

A próxima prova será o Burton Toyota Pro, em Newcastle (prova de 6 estrelas) Vasco deverá entrar logo na primeira ronda e a prova pode ser acompanhada aqui: http://www.surfest.com


FOTO: ASP Steve Robertson 

 

Lomac