barra surf

 

akzonobel

Liga MOCHE regressa a Cascais

cartaz mocheA quinta e última etapa da Liga MOCHE, principal competição do surf português, que atribui os títulos de campeão nacional open e feminino, realiza-se na próxima semana, em Cascais.

Após três meses de interregno, os melhores surfistas do país regressam a Cascais para terminarem o que começaram em Março, na Caparica, fechando assim mais um ciclo pelos principais pólos do surf português.

O regresso a Cascais, berço do surf nacional e um concelho onde o surf é o segundo desporto mais praticado, é aguardado com satisfação por parte da autarquia, como afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal. “As grandes decisões das grandes competições decidem-se nos grandes palcos. Cascais é sem dúvida o melhor lugar do país para consagrar os novos campeões nacionais. Como concelho de campeões que somos, como concelho que vive e respira desporto – em especial o surf, é com muita expectativa que aguardamos a última etapa da Liga MOCHE,” afirma.

Por outro lado, esta prova marca também o regresso da Allianz à Liga MOCHE como patrocinador principal de uma etapa em 2013. A aposta da seguradora confirma o interesse crescente por parte das  marcas não endémicas e revela uma atitude muito positiva que se tem vindo a verificar no surf nacional nos últimos anos.

“Quando, no início deste ano, decidimos apostar no Surf para trazer uma nova dinâmica à marca, entendemos que a Liga MOCHE seria a melhor forma de o conseguir. O impacto que tivemos com o Allianz Ericeira Pro by O'Neill mostrou-nos que estávamos no caminho certo e que a aposta tinha sido ganha. É neste contexto que voltamos a ser naming sponsor de mais uma prova, designadamente no Allianz Cascais Pro, para podermos participar ainda mais na decisão dos títulos de campeão nacional, enchendo-nos de orgulho e mostrando novamente a forma empenhada como estamos com o Surf,” afirma José Francisco, director Market Management da Allianz Portugal.

Assim, entre 26 e 28 de Setembro, os melhores surfistas portugueses vão voltar a competir pelos títulos nacionais, pela vitória na quinta etapa da Liga MOCHE, pela última Malibu Expression Session do ano, bem como pelo primeiro lugar no ranking final da MINI Triple Crown e no do MOCHE Wildcards.

Neste momento, no masculino, Frederico Morais lidera os três rankings e perfila-se como o principal candidato ao título de campeão nacional, depois de ter sido já por duas vezes vice-campeão (2010 e 2012). No feminino, Carina Duarte, da Ericeira e Teresa Bonvalot, de Cascais, são agora as duas únicas atletas capazes de conquistar o título nacional feminino deste ano.

Teresa Bonvalot lidera a secção feminina da MINI Triple Crown, um troféu especial dentro da Liga, que atribui o usufruto de um automóvel MINI aos melhores atletas masculino e feminino no cômputo geral de três das suas etapas, nomeadamente as provas do Porto, Peniche e Cascais. Essa vitória vai ser difícil de tirar a Teresa, que venceu as duas etapas anteriores a contar para este troféu, bem como a Frederico, que conseguiu o mesmo feito.

Apenas para os atletas masculinos, está em jogo um lugar no Top 10 final do MOCHE Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no MOCHE Pro Portugal presented by Rip Curl, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, em Outubro deste ano, precisamente entre Peniche e Cascais. Frederico Morais lidera este ranking, com Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, José Ferreira, Miguel Blanco, Francisco Alves, João Guedes, Filipe Jervis, Ruben Gonzalez e Edgar Nozes nos lugares seguintes.

 

Lomac