barra surf

 

akzonobel

Trilogia Peniche Paddle Series

1 mg hpPeniche, Capital da Onda, recebeu nos dias 31 de Agosto e 01 de Setembro os dois primeiros eventos da trilogia Peniche Paddle Series powered by SET.

Dia 31 de Agosto realizou-se no Fosso da Muralha, situado no coração de Peniche e na zona nobre de turismo da cidade, o Peniche SUP Racing, 3ª etapa do circuito nacional de SUP Race, num dia fantástico, com a presença de muito público.
Estiveram em competição dezassete atletas, três dos quais de nacionalidade estrangeira, um canadiano, um inglês e um sul-africano e uma atleta feminina, Rira Frade, atleta do clube local.
De manhã realizou-se o Sprint Race – Prova de 200m com mangas de 2 atletas cada, em formato de eliminatórias até apurar os finalistas, onde os atletas competiram com pranchas iguais de race da RRD, gentilmente cedidas
pela 3House e que permitiram aos atletas competir em condições de igualdade, situação inédita em Portugal.
Rui Pedro Meira consagrou-se vencedor, com um tempo recorde de 1m13s, tendo sido muito consistente ao longo de todo o evento (1m17s no round 1, 1m15s nos quartos e meia final), tendo José Cirilo ficado em segundo com um tempo de 1m20s, abaixo dos 1m15s obtidos no round 1, do 1m18s nos quartos e 1m16s nas meias-finais.
Depois de um intervalo para almoço, oferecido pela organização aos atletas e staff técnico, realizou-se o Race Técnico – prova de 5200m de extensão, com várias boias que os atletas tiveram de contornar.
Todos os atletas participaram na prova em simultâneo, tendo-se apurando o resultado final por classes em função dos tempos realizados. Rui Meira, de 52 anos, com uma prancha de 14’, sagrou-se o grande vencedor desta prova, com um tempo de 38m38s, muito abaixo do tempo inicialmente previsto pela organização para o trajeto.
João Maya, atleta e dirigente do PPSC – Peniche Surf Clube, com prancha de 14’, chegou à meta muito próximo do vencedor. A completar o podium ficou mais um atleta do clube local, Bruno Grandela, com uma prancha de 12’.6’’.
A categoria All Around (pranchas de tamanho diferente de 14’ e 12’.6’’), foi totalmente dominada pelo atletas estrangeiros presentes, sendo que Martin Hayes (Inglaterra) foi o grande vencedor, Andy Dressler (Canada) segundo
classificado e Sebastian Wolff (África do Sul) o terceiro classificado.
Dia 01 de Setembro, os atletas rumaram até à ilha da Berlenga, Reserva Mundial da Biosfera da Unesco desde 2011, para um desafio extraordinário e muito exigente, o Berlenga Ocean Challenge, 4ª etapa do circuito nacional de SUP Downwind.
No total participaram trinta e um atletas (em 2012 participaram 17), que além dos atletas nacionais, contou com a participação de atletas provenientes doCanadá, África do Sul, Inglaterra e Alemanha, bem como de atletas em kayaks
e um atleta, Nuno Zarro, a remar num longboard.
Os atletas foram transportados pela organização na embarcação Cabo Avelar
Pessoa até à ilha da Berlenga, debaixo de um nevoeiro intenso.O início da prova estava programada para as 11h15m, mas, por razões de segurança, a organização aguardou por condições favoráveis e deu início à prova perto das 13h, junto ao forte S. João Baptista. A ondulação fraca e vento fraco anteviam tempos superiores aos realizados em 2012.
Mesmo em condições difíceis, Rui Meira, 52 anos e 6º classificado em 2012, liderou a prova desde o início e repetiu o triunfo do dia anterior no race técnico, tendo chegado à praia do Molhe Leste, em Peniche, após 15,2km, com um
tempo surpreendente de 2h00m36s. Ultrapassou este desafio com uma prancha de 14’.
O segundo e terceiro classificados disputaram as suas posições até à meta, instalada no areal a trinta metros da linha de água e para a qual os atletas tinha de correr com o remo na mão, com uma diferença de apenas 30s. Neil Vasa (3º em 2012) foi segundo com 02h01m20s e Joe Joseph (Inglaterra, 5º em 2012) foi terceiro com um tempo de 02h01m50s, ambos com pranchas de 12’.6’’.
O vice-campeão de 2012, Rui Pedro Meira, que no dia anterior foi primeiro classificado em sprint e que é filho do vencedor deste evento, ficou no quarto lugar com um tempo de 02h03m58s.
Filipe Anjos (atleta e dirigente do PPSC – Peniche Surf Clube), Martin Hayes (Inglaterra) e Sebastian Wolff (África do Sul), 9º, 10º e 11º da geral, foram os três primeiros classificados na categoria All Around (pranchas de tamanho diferente de 14’ e 12’.6’’). O último atleta completou a prova com um brilhante tempo de 03h17m08s.
A segurança desta prova foi assegurada por quatro barcos que acompanharam os atletas. Um barco dos Bombeiros Voluntários de Peniche, um do IPL - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, um barco da Rip Curl e o Batmobile, um semirrígido de 10m contratado pela organização, onde se encontrava a direção de prova, meios de comunicação social e representantes do patrocinador do evento, a empresa SET).
Mais uma edição desta travessia a comprovar que se trata de um desafio extraordinário e muito exigente, física e psicologicamente.
No próximo fim de semana a 7 e/ou 8, realizar-se-á a 5ª etapa do Circuito Nacional de SUP Wave da FPS, em praia a anunciar até quinta-feira, o Peniche SUP Surfing.
Rui Meira (1º), Rui Pedro Meira (2º) e Bruno Grandela (3º), lideram a classificação geral da trilogia Peniche Paddle Series powered by SET, com 2.500, 2.400 e 2.070 pontos respetivamente.
Aguarda-se com expectativa o grande vencedor da trilogia, após os resultados do Peniche SUP Surfing, que receberá como prémio a aguarela original pintada pelo artista plástico Alexandre Antunes, que esteve na origem do cartaz do evento, um voucher de 4 noites oferecido pelo Hotel Marriott - Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, que acumula com a premiação de cada um dos eventos.
Estão em jogo 1.000 euros em premiação (SET e RRD), vouchers para o Hotel Marriott do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, fatos Rip Curl, tops da Janga, entre outros.
De destacar que as senhoras terão também prémios exclusivos oferecidos pela Hottie.

 

Lomac