barra surf

Surf Clube de Viana na vanguarda do Surf europeu

cartaz viana hpCom o CAR Surf a colocar as suas valências ao serviço dos atletas, o SCV prepara-se para ter uma época de verão ao mais alto nível, em termos organizativos e competitivos.

Em grande destaque está a organização da 1.ª etapa do European Tour of Surfing, nos dias 9, 10 e 11 de agosto, que a Federação Europeia de Surf acredita irá registar uma grande adesão de atletas. Do seu calendário também consta a organização das provas de Surf dos XIX Jogos Náuticos do Atlântico, durante o mês de julho, e os Circuitos Nacionais de Bodyboard Esperanças e de Surf Esperanças, ambos em agosto.
“O Surf Clube de Viana, como organizador, surge de forma natural e na sequência da candidatura que havia feito ao Eurosurf”, refere Rui Félix, diretor técnico da Federação Europeia de Surf.
Esta entidade federativa acredita que a primeira prova deste circuito, a realizar-se em águas vianenses, nos dias 9, 10 e 11 de agosto próximo, e partindo das manifestações de interesse de participação já rececionadas, irá registar uma grande adesão, sobretudo por parte de atletas ingleses, espanhóis e franceses.
Segundo Rui Félix, implementar um circuito europeu desta envergadura já fazia parte dos planos da Federação Europeia de Surf desde há dois anos.
O SCV espera que esta prova, com um prize money na categoria open no montante de quatro mil euros, seja também uma excelente oportunidade para os atletas aprofundarem as suas experiências em ondas e terras vianenses e disfrutarem das valências do Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.
Ainda durante o mês de agosto, o SCV vai organizar, na praia da Arda, a 3ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças, dias 3 e 4, e a 4ª Etapa do Circuito Nacional de Surf Esperanças, nos dias 6, 7 e 8.
Os Campeonatos Nacionais de Esperanças significam uma aposta forte deste clube por permitir trazer à competição em águas vianenses os futuros campeões da modalidade e por possibilitar aos seus atletas, que estão a disputar este circuito, alcançarem bons resultados em casa.
A organização avança que esta prova será um êxito e que irá registar a maior participação de sempre. “Cerca de 200 atletas oriundos de todo o território nacional, incluindo das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores”.
Estes eventos sob a égide do Surf Clube de Viana são parte integrante da promoção do “Centro de Mar”,financiado pelo QREN, do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 (ON.2 – O Novo Norte