barra surf

No Mundial de Surf Junior Portugal termina em 10º

joao hpDesta vez Portugal não conseguiu terminar com o 8º lugar, a melhor classificação que obteve em mundiais de juniores e ficou em 10º, na prova que terminou em 16 de Junho na Nicarágua.

Com uma equipa renovada e que trouxe vários estreantes neste tipo de competição da ISA, os nossos surfistas não resistiram à concorrência, mas também às febres e problemas de ouvidos de origem viral, que afectaram grande parte dos competidores neste campeonato.
Problemas que, apesar de não representarem grande perigo para a saúde dos atletas foram altamente debilitadores e prejudiciais para a performance esperada.
Neste Mundial participaram 30 paises, com grande domínio sobretudo da Austrália, mas também do Havai e USA, que terminaram o Mundial por esta ordem.
No que respeita às prestações dos surfistas portugueses, em sub-16, Vasco Mónica e Jácome Correia caíram na ronda 4 de repescagens, enquanto João Moreira conseguiu passar esta fase para, então, ser eliminado na ronda 5 de repescagens.
Em sub-18 feminino, Keshia Eyre cedeu em terceiro lugar na quarta ronda de repescagens, num heat complicadíssimo ganho pela norte-americana Nikki Visens.
Teresa Bonvalot, em sub-16 feminino, não conseguiu melhor que o terceiro lugar no seu heat da ronda 4 de repescagens e encerrou a participação neste Mundial, apesar de tudo, com saldo muito positivo  pois a surfista tem apenas 13 anos.
Das equipas europeias, Espanha não participou, a França terminou em 4º e Inglaterra em 9º. O Brasil terminou em 8º.