barra surf

 

akzonobel

Liga MEO Prosurf 2012

meo pro surfOs campeões nacionais de surf em título, Vasco Ribeiro e Maria Abecasis, venceram o Moche Porto Pro, a terceira etapa da Liga MEO Prosurf 2012, que hoje terminou, na Praia Internacional, Porto, com boas ondas de 0,5m a 1 m.

Vasco, de 17 anos, venceu mesmo em todas as frentes, derrotando na final Justin Mujica e nas meias-finais Marlon Lipke, cimentando a liderança do ranking nacional, bem como do Moche Wildcards e da Mini Triple Crown. Hoje, ainda conseguiu a melhor onda da prova, nas meias-finais – 9.80 em 10 pontos possíveis. Nas três primeiras etapas da Liga MEO Prosurf, Vasco venceu duas e foi segundo classificado na outra.

“Estou muito feliz com esta vitória,” confessou o campeão. “Esta etapa contou com um nível muito elevado, com atletas como o Gony e o Marlon, que correm o circuito mundial, além do Justin, do Ruben, do Kikas e de todos os outros atletas habituais, por isso foi também das mais difíceis de vencer. Estou obviamente contente por liderar o ranking com três resultados bons logo no início do ano, pois vou ter um Verão muito activo com as provas internacionais e isto só me dá mais motivação. Gosto de começar forte,” concluiu Vasco, que é também o líder do ranking europeu Pro Junior, depois de ter vencido a primeira etapa do ano, no passado fim-de-semana.

Para Justin Mujica, este foi um regresso às finais e ao pódio, depois de duas etapas a perder nos quartos-de-final. Embora o primeiro lugar fosse sempre o que desejava, sobretudo depois de eliminar o melhor atleta do segundo dia de prova – o galego Gony Zubizarreta, nas meias-finais, este segundo posto não deixa de o colocar novamente no Top 3 do ranking nacional.

Marlon Lipke e Gony Zubizarreta, que foi o segundo classificado na etapa anterior, terminaram assim o Moche Porto Pro na terceira posição ex-aequo, o que os coloca dentro do Top 16 nacional, apesar de não terem participado na primeira etapa do ano. Os dois amigos, que competem habitualmente no circuito mundial de surf de qualificação, deram assim por bem empregue o esforço que fizeram para regressar rapidamente do Brasil, onde se encontravam a competir numa etapa desse circuito.

No feminino, a final foi muito equilibrada e bastante disputada, com Francisca Santos a começar mais forte, mas Maria Abecasis a responder bem e a conseguir uma segunda onda melhor que a de Francisca, vencendo assim pela primeira vez este ano, depois de um segundo e um terceiro lugares nas etapas anteriores. Francisca Santos teve assim de se contentar com o segundo lugar desta vez, deixando Carina Duarte na terceira posição e Keshia Eyre na quarta.

“Acho que competi bem,” afirmou Maria à saída da final. “Estou satisfeita com a minha prestação, porque a final foi bastante disputada entre todas. Espero conseguir manter o ritmo nas próximas etapas e voltar a conquistar o título este ano,” confessou a campeã, que é agora também líder da Mini Triple Crown feminina, empatada com Francisca Santos.

“Fomos muito bem recebidos no Porto,” afirmou Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas. “O Moche Porto Pro contou com três dias consecutivos de boas ondas na Praia Internacional, o que ajudou ao espectáculo, por isso estamos muito satisfeitos com o resultado final, que viu centenas de pessoas a assistirem à prova, interessadas e participativas. Estamos de volta para o ano, seguramente,” concluiu.
A Liga MEO Prosurf vai fazer agora uma pausa de Verão, para permitir aos melhores surfistas nacionais participarem nas provas internacionais que decorrem um pouco por todo o mundo, regressando no Outono para a quarta etapa, entre os dias 28 e 30 de Setembro, na Figueira da Foz.

Esta foi a segunda etapa a contar para a MINI Triple Crown, um troféu especial dentro da Liga MEO Prosurf que atribui o usufruto de um automóvel MINI Coutryman ao melhor atleta masculino e outro automóvel MINI à melhor atleta feminina no cômputo geral de três das suas etapas – Cascais, Porto e Figueira da Foz. Vasco Ribeiro lidera claramente no masculino, enquanto Maria Abecasis e Francisca Santos se encontram empatadas no feminino. A próxima etapa decidirá os campeões deste troféu.

Apenas para os atletas masculinos, está também em jogo um lugar no Top 10 do Moche Wildcards, uma competição especial que, em cada etapa, contabiliza a melhor onda dos últimos 16 atletas em prova e define dez vagas para o campeonato de triagens que atribui um wildcard no Rip Curl Pro, em Peniche, a única etapa do principal circuito mundial de surf que se realiza em Portugal, em Outubro. Vasco Ribeiro também lidera este troféu, agora com Justin Mujica no segundo posto, Frederico Morais no terceiro, Filipe Jervis no quarto e Ruben Gonzalez no quinto. Gony Zubizarreta, João Guedes, José Ferreira, Eduardo Fernandes e Marlon Lipke completam o actual Top 10.

Como não poderia deixar de ser, todas as etapas da Liga MEO Prosurf têm transmissão em directo para os assinantes do MEO por ADSL ou Fibra, na aplicação MEO Surf, através do botão azul no MEO Interativo; pela internet, em www.meo.pt/surf; bem como na TVI, através de resumos diários. Três formas de ver ou rever confortavelmente toda a Liga, que conta com comentários dedicados e especializados.

A Liga MEO Prosurf 2012 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Spot da Media Capital Entertainment, com o patrocínio do MEO, do Moche e da MINI, os media partners TVI, Cidade FM, Go-S.TV, GTV e Puro Feeling, bem como os apoios do Sapo.pt, Surftotal, Surf Portugal, ONFIRE, Beachcam, Oceanlook e SurFisio.

 

 

Lomac