barra surf

Nicolau Filipe é campeão nacional de Longboard sub 18

podiolongO jovem açoriano, Nicolau Filipe, sagrou-se campeão nacional sub 18 de Longboard nas ondas de Peniche.
No passado dia 15 de setembro, a Praia do Pico da Mota recebeu a 4ª Etapa da edição de 2019 do Circuito Nacional de Longboard da Federação Portuguesa de Surf.
A etapa teve cinquenta competidores, um recorde de inscritos nas etapas que já se realizaram no circuito de 2019, como alguém comentou, “a família está a crescer”.
O dia começou com os trials de Open, categoria onde se disputariam as rondas 1 e quartos de final, entrando depois em cena as restantes categorias.
Em Open Bruno Grandela sagrou-se vencedor da etapa, em que dominou da primeira à última bateria, obtendo a pontuação mais elevada do campeonato com uma onda de 8,83 pontos em 10 possíveis, surfada na final em que obteve uma pontuação total de 15,83 pontos em 20 possíveis, frente a Diogo Gonçalves (2º), João Gama (3º) e Ronaldo Matos (4º), que ficou em combinação pontual para o vencedor.
O campeão nacional será conhecido na última etapa, que se realizará em S. Pedro do Estoril a 2 de novembro, sendo que o título será decidido entre Bruno Grandela, Diogo Gonçalves e João Gama.
Na categoria de feminino a luta pelo título está ao rubro e ainda não foi em Peniche que o título se decidiu. Numa final emotiva, Raquel Bento levou de vencida a concorrência, mas não foi fácil. Kathleen Barrigão (2ª) e Inês Silva (3ª) deram luta e as três longboarders foram alternando a liderança da bateria, com Filipa Tavares a ficar com o último lugar do pódio. Inês Silva obteve a pontuação mais elevada na categoria, com uma onda de 7 pontos em 10 possíveis.
Está tudo em aberto para a última etapa, com a disputa pelo título a ter duas protagonistas, Raquel Bento e Kathleen Barrigão que venceram duas etapas cada.
António Dantas (que conseguiu obter a pontuação combinada com um total de 15,84 pontos em 20 possíveis nos quartos de final de Open), foi o grande vencedor da categoria de sub 18. A luta na final foi intensa. O jovem açoriano Nicolau Filipe, foi segundo, resultado que lhe permitiu sagar-se campeão nacional da categoria, tendo Frederico Mittermayer obtido o terceiro lugar e Filipe Ferreira quarto.